fbpx
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
Conhecimento, a importância de saber transmiti-lo.

Conhecimento, a importância de saber transmiti-lo.

  • Posted by Redação FIXE
  • On 28 de maio de 2017
  • 0 Comments
  • Knowledge, liderança

Por Eneida Xavier

Ultimamente muito se tem investido no desenvolvimento das lideranças: programas de treinamento e desenvolvimento, coaching, mentoring, experiências internacionais, entre outros, e ninguém duvida que os resultados de qualquer organização dependem de uma liderança fortemente engajada e com as competências necessárias para alavancar o negócio e gerir suas equipes. Mas até que ponto os resultados dessas ações perduram ao longo do tempo?

Por isso, saber transmitir conhecimento é uma grande responsabilidade. Quer ser um grande líder? Não adquira conhecimento apenas, saiba como transmiti-lo.

Ter conhecimento não significa que o que você sabe é o correto. Por isso adquirir conhecimento vai além de ler ou de falar sobre determinado assunto, exige também domínio do assunto, saber realmente do que se fala. O conhecimento superficial não deixa de ser conhecimento, mas não é algo que traga um diferencial pessoal ou profissional. Sendo assim é preciso ir atrás de seus objetivos, ler, estudar, buscar maneiras de ser e/ou fazer a diferença.

Não se limitar a ficar focado somente em suas atividades, observar o ambiente a sua volta, ampliar seus horizontes, ter um bom relacionamento interpessoal, conhecer as pessoas. O líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus subordinados para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização. Os líderes de hoje não se limitam a delegar tarefas, eles são muito mais flexíveis. A maioria está aberta ao diálogo e aceita melhor as ideias de seus colaboradores. Procura ser um líder inovador, ser a diferença para a sua empresa e seus subordinados. O líder deve saber desempenhar seu papel com certa autoridade, mas também deve perceber o momento certo de mudar sua postura em que ele tem que ser parceiro e companheiro, mas não no sentido de passar a mão na cabeça, mas de orientar, falar a verdade e buscar soluções plausíveis.

Chegará a hora em que o conhecimento adquirido deverá ser repassado, portanto será preciso ter certeza do conhecimento de que se possui. Se tiver dúvidas, não deverá ser transmitido. Informações erradas ou incompletas podem gerar transtornos e discussões desnecessárias Assim faz-se necessário buscar mais informações, embasar os conceitos do conhecimento adquirido e nunca pensar que sua palavra é a lei, independentemente do cargo que possua ou de sua vida pessoal. Esta atitude pode passar às pessoas em volta um desconforto e um sentimento de arrogância e indisposição para ouvir.

Assim como um professor precisa dominar o conhecimento e a forma de transmitir esse conhecimento, o líder também precisa dominar formas de passar informações importantes para seus liderados, assim como prepará-los para transmitirem posteriormente. Bons líderes desenvolvem o dom de tornar as coisas mais claras e transmitem com facilidade informações, tarefas e, até mesmo, aquele famoso feedback, ferramenta tão necessária para o processo de liderança.

Líderes precisam formar novos líderes

Um líder dever ter a capacidade de formar novos líderes. Para quem acredita que ser líder é mandar pode parecer estranho ensinar liderados a serem líderes, porém, liderar tem a ver com muitas coisas menos mandar.

Uma comunicação excelente é o que todo líder deve buscar, pois, além de evitar ruídos que podem desencadear erros, ela é a chave para criar mais facilitadores na equipe.

Por meio dessa ferramenta poderosa, que é a comunicação, é possível transmitir tudo. Formar novos líderes na equipe é ter a certeza de que ela funcionará bem mesmo sem a presença de seu mentor, sendo esse o maior legado que qualquer tipo de líder pode deixar.

O novo perfil gerencial consiste no líder passar a atuar como projetista, professor e regente da equipe, sendo responsável por fortalecer e a ajudar as pessoas a expandir suas capacidades, aperfeiçoar sua visão e conhecimentos. Enfim, o líder tornou-se responsável pela aprendizagem da equipe.

Porém, o compartilhamento do conhecimento somente ocorre em organizações mais flexíveis e democráticas em que há interação e troca de ideias entre os colaboradores. As pessoas precisam sentir-se parte do processo, estar envolvidas com o processo e com seu trabalho, para que a criação e a disseminação do conhecimento ocorram dentro da empresa.

E para que o processo de criação do conhecimento desenvolva-se efetivamente é necessário antes de qualquer coisa que as pessoas estejam dispostas a compartilhar o que sabem. A pessoa que detém o conhecimento é quem decide se deseja compartilhá-lo ou não, dependendo, portanto, do quanto ela está motivada para isso. Pode-se afirmar que motivação é uma questão central para uma eficaz gestão do conhecimento.

Um problema grande é o fato das pessoas não perceberem o real valor do compartilhamento de conhecimento. A maior parte do desafio está em convencer as pessoas a interagir para compartilhar o que sabem levar todos a querer fazê-lo e realizar esse processo de maneira eficiente.

Então, os líderes devem atuar efetivamente, conscientizando as pessoas da importância desta atitude, estimulando e recompensando o compartilhamento do conhecimento, como também aqueles que adotam as melhores práticas. Os líderes podem regularmente perguntar o que as pessoas estão aprendendo com as outras e como elas têm partilhado, transformando-as em árduos defensores da ideia de compartilhar, mesmo que não ocupem cargos hierárquicos, elas devem sentir que são importantes para que a organização cresça. Devem perceber respeito, que seu trabalho é fundamental e que os outros funcionários da organização dão valor ao que sabem.

Pode-se afirmar que os líderes que abrem espaço para seus funcionários compartilharem conhecimento, terão uma equipe inovadora, realizadora e realizada.

A gestão do conhecimento deve ajudar os líderes em geral a tratarem o conhecimento como um recurso e deve estimular ideias práticas que possam ser implementadas. A gestão eficaz do conhecimento deve, portanto, assegurar transparência interna e externa suficientes e ajudar os funcionários individuais a localizarem o que precisam. Alguns fatores que influenciam de forma facilitadora no compartilhamento da gestão do conhecimento: comunicação, treinamento e cultura.

Sobre o Autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

6290 Visualizações totais 2 Visualizações Hoje

Comentários via Facebook

comentários

 

0 Comentários

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Pesquisar
Próximos Eventos
  • Workshop OKR Agile20 Reflect

    Workshop: Como Potencializar a Agilidade Organizacional com OKR

    938 0

  • Workshop OKR Agile20 Reflect

    LATAM – Como Potenciar la Agilidad Organizacional con OKR

    981 0

Banner - E-Books Gratuitos PMI

Webinar Gratuitos PMI Fixe

FIXE Consulting & Training
Tweets de @FixeConsulting
Arquivos
Tags
Agile Agile Project Management Alta performance Assertividade BPM BPMO Capacitação carreira Certificação PMI-ACP℠ Certificação PMP Comunicação Dashboards Desafios do GP Estrategia Gerencia de Projetos Gerenciamento de Projetos Gestão de Pessoas Gestão de Projetos Habilidades Habilidades Comportamentais Habilidades do Gestor de Projetos Habilidades do GP indicadores Indicadores de Desempenho KPI KPIs Lean liderança Líder Assertivo Melhores Práticas métricas Objetivos OKR performance Pessoas PMO Preparatorio PMI-ACP Processos Project Management projetos Scrum Soft Skills Stakeholders treinamento Webinars

Webinar: PMBOK® Guide 6a. Edição - O que tem de novo?

Previous thumb

Modern Agile, redefinindo o Agile

Next thumb
Scroll
Sobre a Fixe

No esforço de se transformar para competir com sucesso no mundo globalizado, as organizações e os indivíduos precisam descobrir novas formas de trabalhar, mais simples e ágeis, diferentes das já aplicadas. Auxiliamos na Gestão de projetos e processos e ministramos workshops e treinamentos inovadores para a transformação e flexibilização das organizações: Métricas, KPIs e Dasboards, Gestão de Portfólio integrando Projetos e Processos, Soft Skills, Change Management, entre outros.


Contato
+351 918 226 798
+55 11 94211 8984

Artigos recentes
  • Porque dizer “Não” é mais fácil com OKR 26 de janeiro de 2021
  • Workshop: Como Potencializar a Agilidade Organizacional com OKR 21 de janeiro de 2021
  • LATAM – Como Potenciar la Agilidad Organizacional con OKR 21 de janeiro de 2021
  • O Poder do OKR na transformação digital 1 de dezembro de 2020

A FIXETraining recolhe e processa os seus dados, conforme a nossa Política de Privacidade e de Cookies, para prestar os nossos serviços e permitir o funcionamento adequado do site. Leia a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Todos os direitos reservados. ©Copyright 2019.