Blog

A Importância do Conhecimento e sua Gestão

A Gestão do Conhecimento foi identificada como um novo enfoque gerencial que reconhece e se refere ao valor mais importante das organizações.

O conhecimento, como ativo intangível de uma organização, tem sido identificado como um elemento de vital importância, para as organizações alcançar vantagens competitivas. Para isso, a Gestão do Conhecimento surgiu como uma ferramenta para representar de forma simplificada, resumida, simbólica e esquemática esse acontecimento.

Ikujiro Nonaka, no seu livro Gestão do Conhecimento, diferencia no âmbito empresarial, dois tipos de conhecimentos, o explícito, que pode ser facilmente comunicado e o tácito, conhecimento pessoal e difícil de formalizar se o indivíduo não está disposto a disseminar dentro da organização.

Podemos adicionar também, o conhecimento organizacional, que consiste no sistema formado pelos recursos humanos capacitados, e o processo que permite a assimilação dos novos conhecimentos, necessários para a organização, de forma permanente. O conhecimento está na mente das pessoas e é informação combinada com experiência, contexto, interpretação e reflexão, aplicado a decisões e ações. É considerado nas organizações como um ativo e riqueza da nova economia, dando maior importância a sua criação, transferência e uso eficiente.

A Gestão do Conhecimento foi identificada como um novo enfoque gerencial que reconhece e se refere ao valor mais importante das organizações, os recursos humanos, o conhecimento tácito que eles possuem, e o explícito, que aportam para a organização. A gestão, portanto, transforma-se em uma política central e sua função é a de preservar, identificar, analisar e disseminar o saber nas organizações partindo do estudo e do seguimento do fluxo da informação, com o objetivo de brindar a informação adequada para a pessoa certa, em qualquer nível da organização, no momento oportuno, para propiciar sua criatividade e excelência.

Um dos fatores mais positivos da Gestão do Conhecimento é sua completa coerência, interação e interdependência com outras técnicas ou procedimentos no processo organizacional, como planejamento estratégico, gestão da qualidade, engenharia de produção, melhoria de processos, maturidade na gestão de projetos, sendo seu principal sustento o conhecimento e sua adequada utilização para o funcionamento e desempenho com sucesso de uma organização, em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima