Blog

Boa notícia para quem quer se certificar PMP

Aqui tem cinco maneiras através das quais pode por “a pá no ombro” e ser o Gerente de Projetos que faça parte de um dos programas de desenvolvimento de infra-estrutura mais grande da história.

Recentemente li uma matéria publicada no PM World Today de Abril de 2009 (Vol XI, Issue IV) que considero interessante passar para todos aqueles que querem se certificar e também para os que estão em dúvida se fazer ou não, ou que não sabem qual é o valor no mercado profissional. Quem escreveu a matéria é Michelle LaBrosse,PMP, fundadora de uma das empresas mais importantes na administração de projetos, Cheetah Learning. É também autora de “Cheetah Negotiations” e “Cheetah Project Management”, dois títulos de grande impacto na capacitação na administração de projetos. Reconhecida pelo PMI® como uma das 25 mulheres com maior influência na administração de projetos do mundo, sendo uma das duas mulheres selecionadas da indústria da educação e capacitação.

 

O título original da matéria é “Are Your Projects Shovel Ready?”, para ler a versão original faça click aqui.

 

Michelle diz que o Governo dos EUA está pronto para realizar inversões sem precedentes no campo da educação, energia e serviços de saúde.  Que vejamos isso como progresso ou perdição não é o ponto. O ponto é: o que pode fazer você como administrador de projetos para ter pronta a pá no ombro?

Pense o que muitos desses projetos têm em comum: tecnologia e infra-estrutura. Para os gerentes de projetos, isso significa que temos a oportunidade de cumprir um papel maior na reconstrução de nossas economias e países. Simplesmente devemos ter pronta a “pá no ombro”. No referente à Gerenciamento de Projetos, “a pá no ombro”, pode ser abreviada em três letras: P M P.

O Governo Federal (dos EUA, e também de outros países) exige a certificação PMP® para que alguém possa participar nos contratos destes projetos, e não somente a nível federal, senão também estatal e está se considerando até municipal.

Você poderia pensar: Como um gerente de projetos como eu pode ter um impacto significativo em programas tão grandes como estes?. Pense desta forma: Todos estes grandes programas de infra-estrutura são feitos de pequenos projetos, e para que os programas tenham êxito, os pequenos projetos também devem ter êxito.

Aqui é onde você mostra o quão bem equipado que está com sua certificação PMP e seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. As boas notícias para os PMPs é que ser certificado PMP é muito mais que uma certificação que toca e abre portas, pois uma vez dentro é muito mais poderosa.  

Ser PMP lhe dá o conhecimento e as habilidades de conseguir finalizar os projetos nas datas limites, administrar adequadamente os recursos e levar a cabo os projetos em tempo e dentro do orçamento.

Se você se encontra em um ponto de transição buscando por uma nova posição no mercado de trabalho, a certificação PMP, pode dar-lhe esse empurrão que necessita. Considere que, de acordo com várias pesquisas do PMI, os que estão certificados como PMPs, podem ganhar muito mais que aqueles que não estão. 

Aqui tem cinco maneiras através das quais pode por “a pá no ombro” e ser o gerente de projetos que faça parte de um dos maiores programas de desenvolvimento de infra-estrutura da história. Isto aplica-se tanto aos EUA como aos outros países de América Latina que agora passam por esta crise econômica e cujos governos tem desenvolvido planos de desenvolvimento de infra-estrutura como medida de mitigação contra a crise.

  

 

Cinco maneiras de ter pronta “a pá no ombro”

1. Seja um Profissional PMP Certificado, ou se já é, mantenha sua certificação com cursos que lhe outorguem  PDUs.

 

2. Administre os recursos eficientemente de modo tal que consistentemente possa produzir o resultado em tempo e no orçamento.

 

3. Entenda onde você e suas habilidades como Gerente de Projetos podem se encaixar adequadamente no grande esquema de mega programas de infra-estrutura (ou de qualquer programa).

 

4. Use seu conhecimento como Administrador de Projetos para avaliar e administrar o risco em qualquer projeto.

 

5. Continue  se atualizando e fazendo crescer suas habilidades como Gerente de Projetos para que possa capitalizar em qualquer oportunidade que apareça de improviso.

Sabemos que existe um grande debate sobre os estímulos que os governos dão para resgatar a economia, mas uma coisa sim é segura e na que todos estamos de acordo: não importa o programa que seja, devemos ser altamente efetivos e eficientes na implementação de tais programas. Como Gerentes de Projetos, estamos um passo na frente do resto da concorrência, somente necessitamos chegar com a “pá no ombro” e prontos para trabalhar.

 

Sobre a  “Rede Saber Como” (“Know How Network”) e sobre Cheetah Learning

A Rede Saber Como (The Know How Network) é uma coluna mensal escrita por Michelle LaBrosse, fundadora e diretora de Cheetah Learning. Distribuída em centos de meios de comunicação ao redor do mundo. A Rede Saber Como tem a promessa, o propósito e a paixão de levar para todas as latitudes, o que é a Administração de Projetos. Para maiores detalhes visite o site www.cheetahlearning.com para aprender mais sobre Cheetah, a forma más rápida de aprender sobre gerenciamento de projetos e obter sua certificação PMP®. Também pode utilizar outras ferramentas em forma gratuita como é CheetahWare, de Cheetah Learning.

PMI e PMP  são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima