Blog

Saiba como OKR impulsionou o sucesso do Youtube!

Saiba como OKR impulsionou a maior plataforma de vídeos do mercado!

O Google é repleto de cases de sucesso incríveis e metas desafiadoras. Recentemente, abordamos a maneira como o Google Chrome foi construído. Aliás, se você quiser saber mais sobre essa história, sugerimos a leitura do artigo “Como o OKR contribuiu para o sucesso do Google Chrome”

Hoje vamos mostrar como o Youtube foi elaborado e conquistou uma boa fatia do público que usa plataformas digitais. 

De acordo com o relatório produzido em parceria por We Are Social e Meltwater, o Youtube conta com 142 milhões de brasileiros vendo e postando vídeos todos os meses, ficando em segundo lugar entre as redes sociais mais utilizadas, perdendo apenas para o Whatsapp. 

O estudo mostra ainda a performance da plataforma em nível mundial, destacando que o Youtube é a principal rede social de vídeos da atualidade, com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. 

Mas quais passos o Youtube seguiu até conquistar o público? Saiba mais sobre essa trajetória na sequência qual foi o papel do OKR nesse processo. Boa leitura! 

 

Qual a história do Youtube?

Uma das protagonistas desse processo foi Susan Wojcicki, profissional que foi peça fundamental para o desenvolvimento do Google desde o início, antes mesmo de ser oficializada como a funcionária número 16 e a primeira gerente de Marketing da companhia. 

Em setembro de 1998, dias depois do Google ser constituído, a gestora fixou escritório em Menlo Park, cidade que fica no estado da Califórnia (EUA), e ali começou a dar seus primeiros passos na instituição. 

Oito anos mais tarde, enquanto alguns analistas colocavam em xeque a capacidade de alta performance do Google, ela foi a principal voz a levantar bandeira e convencer o conselho do Google a adquiri-lo. 

Naquele momento, ela já enxergava alto potencial no Youtube, inclusive com possibilidade de competir e ser mais eficaz que as redes de televisão. A aposta deu certo e, em 2012, o Youtube se tornou líder de mercado e uma das maiores plataformas de vídeo do mundo. 

O Google chegou ao ápice e se consolidou como uma referência no mercado audiovisual. Entretanto, se manter no topo não é tarefa fácil e aí a plataforma passou por momentos de maior desaceleração. 

Mais uma vez, Susan entrou em cena ao assumir a posição de vice-presidente sênior do departamento comercial e publicitário do Google. Uma das principais ações da executiva foi reformular o Google Adwords, possibilitando conectar o Google AdSense e o Youtube, para que os usuários pudessem veicular seus anúncios na plataforma.

 

Qual o papel do OKR no crescimento do Youtube?

Em 2014, já como nova CEO do Youtube, ela abraçou uma das metas mais agressivas de sua trajetória. Considerando um intervalo de quatro anos, o objetivo era atingir um bilhão de horas com pessoas assistindo o Youtube diariamente. 

Ela assumiu a missão, porém, queria concluir o processo com organização e responsabilidade, por isso não abriu mão de implementar OKR em cada etapa do projeto. 

OKR é um framework capaz de possibilitar que todos os profissionais envolvidos em determinada ação trabalhem de uma maneira sincronizada e alinhada em uma mesma frequência. 

Neste contexto, os profissionais, coordenados por Susan, trabalharam com total alinhamento e os resultados foram muito expressivos. Confira alguns dados! 

  • Aumento de mais de um bilhão de usuários, representando quase um terço da população total da internet; 
  • O site do Youtube pode ser navegado em mais de 70 línguas diferentes, distribuídos em mais de 80 países; 
  • Plataforma móvel alcança mais pessoas entre 18 e 49 anos do que qualquer rede acabo ou aberta. 

Nada disso aconteceu por acaso. Pelo contrário, tudo foi executado por meio dos OKRs, que permitiu aos profissionais ter atenção meticulosa aos detalhes e disciplina para conduzir os trabalhos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com as pessoas da sua audiência e, caso queira saber mais sobre o assunto, fale com a nossa equipe.

 

[shortcode_button type=”business” align=”left” target=”_self” color=”#00606c” bg_color_hover=”#991030″ icon=”none” icon_color=”#fff” icon_color_hover=”#fff” font_color=”#fff” font_color_hover=”#fff” link=”https://educacao.youwilldobetter.com/transformacao-organizacional-com-okr”]FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS[/shortcode_button]

 

 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima