Blog

OKR e o desafio de transformar a cultura organizacional

OKR e Cultura Organizacional

Para transformar a cultura organizacional da sua empresa: Conheça o Poder do OKR! 

O mundo corporativo está em constante transformação porque, a cada momento, surgem novas soluções e possibilidades para aperfeiçoar processos e práticas nos mais diversos setores, com o objetivo de elevar o nível de excelência das entregas. 

Sendo assim, os gestores e profissionais não podem se permitir acomodar e a busca por novas práticas e ferramentas precisa ser constante. 

Se essa mentalidade faz sentido para você, leia o artigo até o final porque hoje vamos falar sobre OKR, recurso que, quando implementado nas organizações, contribui para o desenvolvimento e a alta performance. Desejamos uma ótima leitura! 

 

Afinal, o que é o OKR?

OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave) é um framework para definição de metas a serem alcançadas nas empresas. Basicamente, o framework consiste em estabelecer resultados mensuráveis para cada um dos seus objetivos. 

Neste contexto, OKR tem dois pilares, o primeiro diz respeito à definição  de metas qualitativas (Objetivo), que estão relacionadas ao que se deseja conquistar com determinadas práticas. Já o segundo está atrelado aos resultados tangíveis (Key Results) que estão relacionados à forma de medir se a empresa está mais perto ou longe de atingir o objetivo macro. 

OKR foi criado na Intel nos anos 70 e foi implementado na companhia por Andrew Grove, uma das principais referências do OKR em nível mundial. Na época, a implementação deste conceito levou a Intel a um crescimento de 40% anual durante 11 anos. 

Atualmente, OKR já é uma realidade em grandes empresas como Linkedin, Google, Twitter, Dropbox, entre outras. 

Um dos seus principais desafios é a necessidade  de comunicar com clareza os objetivos da organização para que todos saibam o que fazer, para onde seguir e como podem contribuir para que a empresa alcance resultados estratégicos de crescimento. 

 

Quais os objetivos do OKR?

Para ajudá-lo a compreender melhor e saber como materializar esse framework no seu dia a dia, nós trouxemos um exemplo prático de como funciona a dinâmica do OKR em uma empresa. Olha só! 

Objetivo: Proporcionar ao cliente uma experiência de compra incrível no site da empresa

Resultados Chaves: 

KR 1. Aumentar o NPS de 75% para 90%;  

KR 2. Aumentar as vendas via web de 60% para +80% mensal;  

KR 3. Diminuir de 30% para 10% as reclamações de compras via web;  

 

Objetivo: Ser referência na região na comercialização do Produto Premium 

Resultados Chaves: 

KR 1. Aumentar de 50% para 70% as vendas do Produto Premium;  

KR 2. Reduzir em 30% o processo produtivo do Produto Premium.  

 

Qual o impacto do OKR no seu negócio? 

Os OKRs podem ser definidos nos níveis Estratégico, Tático e Operacional. 

O framework OKR facilita o alinhamento das pessoas, fazendo com que todos estejam “na mesma página”, trabalhando em sinergia na busca pela alta performance no alcance dos  resultados mensuráveis, mas sempre com olhar no objetivo maior da organização. Confira na sequência alguns dos principais benefícios  do OKR: 

 

Foco nos resultados tangíveis

Adotando OKR, será perceptível a mudança na mentalidade dos colaboradores porque, ao invés de canalizar energias apenas para atividades rotineiras, eles vão direcionar o foco para o alcance dos resultados tangíveis associados aos objetivos estratégicos. 

Com OKR, o time adquire uma visão sistêmica e mais estratégica de todo o processo, fazendo com que todos os envolvidos tenham um propósito claro e direcionado. 

 

Maior conexão entre os colaboradores

OKR promove a necessidade  de estabelecer conexões  entre os membros de um mesmo time. O framework favorece a definição de objetivos e o compartilhamento de resultados a serem atingidos. 

Os profissionais conseguem trabalhar em conjunto, se complementando por meio da troca de conhecimentos e habilidades em prol de um objetivo comum. 

Pensando até mesmo no fortalecimento da marca das empresas, o framework OKR cria a cultura de valorização do trabalho em equipe, fazendo com que todos se sintam importantes e essenciais dentro de qualquer projeto organizacional. 

OKR potencializa a mentalidade de que “estamos todos no mesmo barco” e permite que todos possam explorar suas potencialidades, buscando níveis cada vez mais altos de desempenho. 

 

Automotivação, engajamento e compromisso

Ao contrário de mecanismos de gestão tradicionais em que os profissionais esperam contrapartidas ou serem estimulados pelos gestores, OKR potencializa o engajamento espontâneo e o compromisso dos colaboradores. 

Os  profissionais participam  da definição de objetivos e resultados mensuráveis, trazendo uma visão operacional muitas vezes diferente da visão estratégica, fomentando uma motivação duradoura  e genuína de todos os envolvidos. 

Além do engajamento, essa boa prática potencializa a transparência e a prestação de contas, favorecendo o envolvimento de todos, porque eles sabem que todos os méritos pelo progresso serão compartilhados. 

 

Transformação Organizacional

Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, é essencial que as empresas tenham um olhar mais direcionado à inovação para viabilizar o crescimento do negócio.

Entretanto, um modelo de gestão focado apenas em metas prejudica a implementação de soluções mais arrojadas.

O framework OKR encoraja os profissionais por ser flexível, tolerante ao erro e incentivar a criatividade e o constante compartilhamento de habilidades e conhecimentos dentro da organização.

 

Conclusões 

OKR é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento e a alta performance das organizações, promovendo o alinhamento, a visão estratégica, a colaboração, a automotivação e o engajamento dos colaboradores. OKR permite que a empresa atinja resultados mensuráveis e promove uma cultura de valorização do trabalho em equipe, impulsionando a transformação organizacional.

Quer saber mais sobre OKR? 

Conheça nosso Curso OKR: Workshop OKR + Certificação OKR Agile Coach e experimente essa transformação. 

Para saber mais sobre OKR, fale com a nossa equipe.

 

FALE CONOSCO AGORA!

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima