Blog

Como OKR contribuiu para o sucesso do Google Chrome!

Saiba como OKR contribuiu para o sucesso do Google Chrome!

De acordo com dados da própria plataforma, o Google Chrome tem mais de 3 bilhões de usuários ativos atualmente. Estamos falando de pessoas que utilizam o mecanismo, não só para pesquisa de assuntos de interesse, mas para explorar outras funcionalidades como criação de sites, agenda de compromissos, entre outros dispositivos. 

Porém, o que muitos não sabem é como o Google Chrome surgiu e se consolidou como a principal plataforma de pesquisa do mercado. Se essa é uma curiosidade sua também, leia o nosso artigo até o final. 

Contaremos como o Google Chrome foi criado e qual o papel do OKR nesse processo. Desejamos uma ótima leitura! 

 

Como o Google Chrome foi construído? 

Um dos grandes protagonistas nesse processo é Sundar Pichai, que é o CEO do Google desde 2015. Ele entrou na Google como gerente de produto em 2004, período da Web 2.0 e do surgimento da fase em que os conteúdos eram gerados pelos usuários. 

A plataforma web era uma plataforma de conteúdo, mas já estava caminhando para se tornar uma estrutura com aplicativos. A Google já percebia que poderia sim ter posição de destaque nesse processo. 

Neste contexto, de acordo com o Sundar Pichai, a primeira missão dele foi expandir o uso e a distribuição das funcionalidades do Google, fazendo com que fosse possível acessá-las em qualquer navegador. Em alguns anos, eles conseguiram ampliar a barra de ferramentas em mais de dez vezes. 

 

Qual foi o papel do OKR no desenvolvimento do Google Chrome?

A metodologia OKR, que é uma técnica capaz de fazer com que todos os profissionais envolvidos em determinada ação trabalhem de uma maneira sincronizada e alinhada em uma mesma frequência, teve um papel fundamental para o sucesso do desenvolvimento do Google Chrome. 

Ainda segundo Pichai, durante a execução dos trabalhos, existiam grupos de pessoas trabalhando, por exemplo, no Firefox para otimizar a navegação do Mozilla. 

Em 2006, já existiam profissionais repensando a plataforma de computação, para que ela funcionasse como um sistema operacional, para que as pessoas pudessem escrever aplicativos na própria web. 

Especificamente durante o desenvolvimento do Google Chrome, através do OKR foi possível identificar que 70% do aproveitamento durante as atividades era de alta performance. 

A percepção dos analistas foi de que não era necessário grandes esforços para atingir elevado nível de excelência, fato que deixava os processos mais otimizados e os resultados satisfatórios. 

Por outro lado, que os profissionais  estejam motivados pelo sucesso na conclusão do projetos foi um dos pré-requisitos para participar. 

Portanto, havia uma pressão intrínseca e os profissionais se sentiam um pouco pressionados para entregar o melhor resultado possível. 

Mesmo com a implementação do Chrome em 2008, a equipe de desenvolvimento não se acomodou e estruturou novos OKRs para atingir novas metas para otimizar a plataforma. Confira alguns dos objetivos estabelecidos. 

  • Para o projeto do Chrome, foi criado um sub-OKR, com o objetivo de melhorar o  JavaScript. A proposta era fazer com que os aplicativos na web funcionassem tão bem quanto os downloads em uma área de trabalho;
  • Em 2009, a equipe do Google estabeleceu a meta de alcançar a marca de 50 milhões de usuários ativos em sete dias; 
  • Já em 2010, a meta subiu para 111 milhões de usuários. 

Conclusão

O Google Chrome sempre foi pautado pelo desenvolvimento constante, o que é algo que se assemelha com a proposta do OKR, que visa sempre o crescimento progressivo das equipes operacionais, favorecendo assim o crescimento organizacional.  

Gostou do conteúdo? Você quer saber mais sobre OKR e suas vantagens?

 

[shortcode_button type=”business” align=”left” target=”_self” color=”#00606c” bg_color_hover=”#991030″ icon=”none” icon_color=”#fff” icon_color_hover=”#fff” font_color=”#fff” font_color_hover=”#fff” link=”https://educacao.youwilldobetter.com/transformacao-organizacional-com-okr”]FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS[/shortcode_button]

 

 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima