Blog

Case de Sucesso: Contribuição do OKR em órgãos públicos

Como OKR pode contribuir para otimizar processos dentro dos órgãos públicos? 

A transformação digital está mudando a realidade de várias organizações, sejam elas da esfera pública ou privada, porque é uma forma de deixar os processos mais modernizados e assertivos. 

Especialmente na esfera pública, além de aumentar a eficiência e o dinamismo na execução das tarefas, a implementação de novas soluções tecnológicas tem impacto direto na experiência do cidadão que terá acesso a um serviço prestado com elevado nível de qualidade. 

Neste contexto, um dos mecanismos que faz toda a diferença para alcançar esse objetivo é o framework OKR (Objectives and Key Results), que é um sistema de gestão de metas que tem como principal intuito a geração de resultados alinhados aos objetivos da organização. Para isso, ele propõe a adesão a um mindset que se sustenta em quatro pilares que são: o foco, a transparência, o alinhamento e o engajamento no propósito macro da instituição. 

É uma ferramenta que visa fazer com que todos os profissionais estejam alinhados e conectados para desenvolver as ações necessárias para promover o crescimento da organização. 

Um dos órgãos beneficiados com o diferencial do OKR foi o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A ferramenta permitiu integrar equipes do setor de TI, por meio do compartilhamento dos processos entre os setores. 

Estabelecendo como principal pilar o foco nas entregas e uma gestão flexível, a adesão ao OKR no órgão foi um sucesso e contou com a adesão de todo o time de TI. 

 

Como o sistema foi implementado no TJSC? 

De acordo com Daniel Moro, que é servidor no Tribunal de Justiça de Santa Catarina há 11 anos e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de TI (CIO) do órgão, OKR começou a ser estudado por ele em 2019. 

Os primeiros passos para a implementação do projeto começaram ainda na pandemia, quando os profissionais estavam trabalhando remotamente. 

De acordo com Daniel, o conceito ajudou a estabelecer um planejamento com foco nas principais metas do órgão, priorizando assim um cronograma de entregas que se pautava pela segurança e transparência entre lideranças e seus colaboradores. 

Além disso, Daniel disse ainda que o OKR ajudou a ampliar a visão dos profissionais sobre o trabalho que realizam. “Estamos falando de um conceito que proporcionou uma mudança de mindset, mostrando para o colaborador qual o seu papel dentro da engrenagem e de que forma ele pode contribuir para que a organização funcione bem.” 

 

Exemplo para outros setores

De acordo com Daniel Moro, OKR viabilizou uma melhor comunicação entre os servidores, deixando os processos mais assertivos, contribuindo assim para uma melhor experiência para os cidadãos. “O sucesso foi notório e pessoas de outros setores perguntaram sobre a metodologia e isso é legal para que a gente consiga transpor os limites da diretoria de TI, implementando o projeto em outros setores do órgão.” 

 

Conheça mais vantagens que OKR proporciona aos órgãos públicos! 

Além dos benefícios mencionados no case de sucesso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina,  OKR traz outros diferenciais para a administração pública. Confira! 

 

Espírito colaborativo entre as equipes

OKR permite que as empresas criem processos comuns para que todas as equipes estejam em sintonia, no que diz respeito ao objetivo macro das organizações. 

Neste contexto, vale ressaltar que o sistema OKR explora a inteligência coletiva, visando atingir uma meta que proporcione o bem-estar comum. 

 

Melhora a comunicação

Além de fazer com que os colaboradores se mantenham focados no objetivo, OKR permite que haja uma comunicação mais assertiva entre os membros da equipe, visando alinhar processos para que os projetos implementados alcancem os resultados esperados. 

Vale ressaltar que essa sinergia entre os profissionais passa, não só por momentos de reuniões, mas também por meio de softwares de gestão. 

 

Transparência e análise de indicadores

Se tem uma etapa que não pode faltar em qualquer projeto, é o processo de análise de performance e dos resultados alcançados com determinadas ações. 

Neste contexto, um dos grandes diferenciais do OKR é que a implementação do método na sua totalidade precisa ser mensurável, ou seja, é preciso extrair indicadores de desempenho. 

O grande diferencial é que isso cria um senso de responsabilidade entre os colaboradores, potencializando a ideia de que o sucesso do projeto depende da contribuição de cada um. 

 

Confira no vídeo abaixo a íntegra do Webinar:

 

Gostou do conteúdo? Você quer saber mais sobre OKR e suas vantagens?

Fale com um dos nossos especialistas. 

 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

2 comentários em “Case de Sucesso: Contribuição do OKR em órgãos públicos”

  1. Esse depoimento sobre a experiência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ilustra como a adesão ao OKR pode integrar equipes e promover o crescimento da organização. A leitura do texto é fundamental para profissionais que buscam soluções tecnológicas inovadoras e eficientes para otimizar os processos em organizações públicas. Gostei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima