Blog

O que é a aprendizagem colaborativa?

Você sabe o que é Aprendizagem Colaborativa? 

A Aprendizagem Colaborativa é uma metodologia na qual, por meio do trabalho em grupo e pela troca entre os participantes envolvidos no processo, favorece o processo de construção do conhecimento compartilhado. Os resultados alcançados por cada um contribuem na aprendizagem de todos. 

Quem possibilitou isso foi o avanço tecnológico. 

O avanço tecnológico possibilitou uma nova realidade educacional: o ensino mediado por computador. A inserção do computador na educação provoca uma mudança de comportamento dos participantes no processo de aprendizagem.

A quantidade de informação disponível e acessível aos alunos e professores aumentou incrivelmente. Paralelamente, surgiu a possibilidade de contato remoto entre os participantes do processo: a comunicação pela internet. 

Ao mesmo tempo, o acesso ao material didático é quase instantâneo. A sala de aula perde gradativamente suas fronteiras de tempo e espaço. 

Este novo ambiente de aprendizagem favorece à reflexão e à reformulação das metodologias de ensino praticadas em salas de aula.  O ambiente torna-se bastante propício ao resgate de uma postura mais ativa e menos passiva dos alunos. O professor deixa de ser o centro do processo (detentor de todo o conhecimento) e passa a ocupar o lugar de mediador das atividades de aprendizagem.

O ensino passa a ser pensado de forma mais individualizada adaptando-se aos diferentes perfis psicológicos, formas de aprender e comportamentos dos diferentes alunos.

O professor precisa se adaptar à nova tecnologia e ao seu novo papel. O aluno conquista uma postura mais ativa. 

Por isso e muito mais todos os treinamentos online e ao vivo da FIXE foram redesenhados para a que estejam adaptados a esse ambiente de aprendizagem colaborativa. 

Você aprende muito mais, brincando e compartilhando com seus colegas remotos. 

Conheça a agenda dos nossos cursos e workshops online e ao vivo e experimente essa mudança. 

 

Quero conhecer!

 

Te espero lá! 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima