Blog

OKR: da estratégia à execução, como evitar o fracasso.

OKR: Porque uma boa execução ajuda a evitar o fracasso. 

Uma boa execução poderá salvar seu objetivo e sua estratégia de serem irrelevantes, incompreendidos e ignorados.

Segundo o artigo Como sua organização está alinhada? publicado na Harvard Business Review, a cadeia de valor de uma empresa contém 5 componentes principais: 

O Propósito, que é sustentado pela Estratégia, que é sustentada pelas Capacidades, que são suportadas pelos Recursos, que são suportados pela Gestão. 

Ou seja, o Propósito, é sustentado pela Estratégia, que é sustentada pela Execução. 

Os três são necessários, uma vez que o Propósito sem Execução não é nada, e a Execução sem a Estratégia é jogar tempo e dinheiro fora. 

A execução é a parte com maior dificuldade em qualquer projeto, por vários motivos:  recursos indisponíveis ou inadequados, falta de clareza na definição de responsabilidades, barreiras entre as áreas, gestão ineficaz, comunicação ineficiente, dentre outros. 

Ao contrário da execução, o propósito é atraente, motivador e engajante. 

Também, em muitas organizações, Propósito e Estratégia têm problemas muito mais sérios.

a)  Ninguém os conhece. Às vezes, a declaração do Propósito simplesmente não existe, outras está escondida na sala dos executivos ou na declaração de missão mal formulada.

b) Ninguém os entende. A Estratégia não tem uma linguagem clara e geralmente não é bem transmitida, logo, não é compreendida.

Propósito e Estratégia embora sejam altamente atraentes, geralmente não impactam aos colaboradores, não geram a motivação que empurre para uma execução de sucesso, ou seja, expressam em sua maioria desejos sem sentido.

Em algum momento da década de 1970, na Intel, liderada por Andy Grove e documentada mais recentemente por John Doerr, uma ideia evoluiu para capacitar e inspirar as pessoas a tomarem decisões em grupo em apoio aos objetivos extremamente ambiciosos.

Essa ideia inicial se transformou em um fenômeno global chamado OKR, Objectives and Key Results. 

Uma das razões pelas quais os OKRs foram tão bem-sucedidos e conquistaram o maior número de seguidores nos últimos anos é que são uma excelente maneira de unir Propósito, Estratégia e Execução.

Os OKRs permitem que a Execução suporte a Estratégia e o Propósito o tempo todo. Com os OKRs, o Propósito e a Estratégia são libertados dos limites da sala de reuniões, para ficarem livres e serem transparentes entre as pessoas.

A lista de benefícios dos OKRs é longa: Foco, Alinhamento, Transparência e Engajamento

Foco. Objetivos claros da empresa definem o que é mais importante. Os objetivos são comunicados ampla e regularmente.

Alinhamento. Funcionários e equipes definem objetivos que apoiam os objetivos da empresa. Os objetivos são medidos usando os resultados chave quantitativos.

Transparência. Metas, objetivos e resultados chave são compartilhados de forma transparente em toda a organização. Sem silos e sem política.

Engajamento.  Os funcionários são capacitados e habilitados para definir como podem contribuir. Como resultado, eles são motivados e entregam seu melhor para executar o trabalho.

Você não pode ignorar que existe uma ferramenta que pode salvar seu objetivo e a sua estratégia de ficarem irrelevantes, incompreendidos e desconsiderados.  

Por isso, para evitar o fracasso na execução da sua estratégia, precisa conhecer o que são os OKRs e suas vantagens e benefícios

Aprenda mais sobre OKR e garanta uma execução eficaz da sua EstratégiaContate um especialista e conheça como podemos ajudar na sua organização.  

 

QUERO ContatAR um especialista!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima