Blog

Vantagens e Benefícios dos OKRs

Beneficios OKR

Conheça todas as vantagens e os benefícios do OKR 

 

Muitas pessoas pensam que “o único” benefício do método OKR (Objectives and Key Results) é alinhar equipes. Mas não podiam estar mais enganadas! Claro que esse benefício “só” já seria o suficiente para merecer a sua atenção, mas há muitas mais vantagens em adotar este framework. Hoje vamos conferir todos os benefícios do OKR, o que pode esperar ao adotar uma estratégia de OKR em sua empresa ou organização e todas as vantagens que o seu time vai ter. 

 

Benefícios do OKR

 

Mais União e Consciência Coletiva

Com OKR poderá definir objetivos comuns para todos os times ou processos dentro da sua empresa. Aliás, muitas empresas colocam uma planilha com seus objetivos estratégicos numa sala de trabalho comum para que todos possam ter uma imagem mental do alvo. Então, isto cria uma consciência coletiva em toda a equipe – todo o mundo está remando para o mesmo lado, o que fomenta um sentimento de união e não de competitividade. Podemos até dizer que um dos grandes benefícios do OKR é explorar a inteligência coletiva de uma empresa ou organização para atingir uma meta conjunta. 

 

Melhor Comunicação

Como explicamos no ponto anterior, com OKR poderá definir as prioridades da empresa ou organização, o que faz com que todos fiquem na mesma sintonia. Mas essa união implica também uma melhor comunicação entre todos os times. É normal que haja mais diálogo para conseguir alcançar os objetivos comuns e fazer um ponto de situação. Atenção: este diálogo não são necessariamente reuniões! Pode ser comunicação interna através do software de gestão ou recorrendo a outras ferramentas.

 

Relações Interpessoais 

A partir dos dois pontos anteriores rapidamente percebemos que uma das vantagens do OKR é desenvolver as relações interpessoais. A equipe se torna mais unida e a comunicação é necessariamente mais próxima, pois caso contrário os objetivos não serão atingidos. O seu desempenho dentro de um framework OKR será tão bom quanto melhores forem as relações interpessoais. 

 

Alinhamento de cima para baixo e vice-versa

No framework OKR, as metas são definidas de cima para baixo – ou seja, da estratégia para a operação. A vantagem é, claro, alinhar a força de trabalho com os objetivos. No entanto, isso não significa que a comunicação seja unilateral, pois também as relações interpessoais entre os funcionários e os gestores precisam ser trabalhadas. Essas interações são essenciais para alinhar as ações e o dia a dia da organização com os objetivos estabelecidos. 

 

Responsabilidade e Transparência

Uma das grandes vantagens do OKR é que todos os key results (KR) devem ser mensuráveis. Isso cria uma sensação de responsabilidade em cada um dos seus funcionários e em cada time. Ao mesmo tempo também cria um ambiente de transparência, em que cada pessoa se apercebe da importância do seu desempenho individual para atingir os objetivos gerais da organização. Ambas estas características têm dois benefícios: o primeiro é estabelecer uma cultura de “prestação de contas”. O segundo é manter a motivação elevada, pois cada membro da equipe sente que tem de dar o seu melhor. 

 

Entender o propósito

Graças à mecânica de objetivos emparelhados com key results, os colaboradores conseguem compreender a importância de cada uma das metas. Obter resultados é muito mais que executar tarefas. Portanto, têm mais liberdade para organizar o trabalho da equipe, são convidados a abandonar a sua zona de conforto e deixam de atuar cegamente. Como consequência, os membros do time entendem o propósito da sua função e sentem-se parte de algo maior. E nada se compara à satisfação de uma meta atingida! 

 

Agora já conhece um pouco melhor os inúmeros benefícios do OKR, uma estratégia de alta performance que alinha objetivos com resultados mensuráveis – mas também equipes, gestores e colaboradores, resultados e ações específicas. Sem dúvida, atingir suas metas será muito mais fácil através deste framework poderoso e infalível! 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima