OKR, Resultados Chave, Metas ágeis, Key Results

Blog

Principais características do Framework OKR

Caracteristicas OKR

Com certeza que já ouviu falar do Framework OKR (Objectives & Key Results). De forma sucinta, podemos dizer que esta metodologia define Objetivos qualificáveis para sua empresa. Estes objetivos podem ser para conquistar uma determinada parcela de mercado, conseguir uma determinada taxa de retorno entre seus clientes ou lançar um novo produto. Depois, a cada um desses objetivos irão corresponder 3 a 5 Key Results, ou seja, indicadores mensuráveis que nos permitem perceber se o objetivo está sendo alcançado ou não. Mas vamos conferir as principais características do framework OKR uma por uma?  

 

Características do Framework OKR

  • Metas Ágeis 

Uma das principais características do OKR é adotar metas ágeis e flexíveis, que permitem à organização reagir às alterações do mercado e às mudanças dentro da própria empresa. Antigamente, não haveria problema em definir estratégias a um ano ou mais. Mas a nova economia digital move-se muito depressa, e exige às empresas um framework mais ágil e flexível.

  • Maior fluidez 

Outra característica do framework OKR é permitir uma maior fluidez no contato entre as chefias e os restantes funcionários, o que cria uma estrutura mais horizontal. Embora os objetivos sejam formulados pelas chefias, toda a organização se une à sua volta, e portanto o framework OKR cria uma comunicação de cima de baixo, mas também de baixo para cima. 

  • Simplicidade

No entanto, uma das características mais importantes do framework OKR é sua simplicidade. Ao contrário de muitas outras metodologias que demoram meses ou anos a se implementar, o OKR pode ser colocado em prática de imediato. Crie um painel com os objectivos e key results na zona comum da empresa e qualquer pessoa compreende o que acontece a cada momento! 

  • Transparência

Se adotar um framework OKR na sua organização, é importante ter um painel – físico ou digital – em que cada objetivo e key result fique registrado. Esta estratégia cria uma política de transparência que também contribui para que todos estejam mais alinhados, motivados, e percebam o impacto do seu próprio trabalho no desempenho da empresa. 

  • Dinamismo

Outra característica do framework OKR que devemos destacar é seu dinamismo. Os ciclos de OKR (isto é, os períodos de tempo para os quais definimos nossas metas) são tão curtos (por exemplo, 1 semana, 1 mês, 3 meses), o que confere um grande dinamismo. Permite com que a sua empresa se adapte rapidamente e desista de estratégias que não são suficientes para conquistar os resultados que almejava. 

  • Ambição 

O framework OKR não é tímido. Defina metas ambiciosas! Muitas empresas acham que se atingirem “100% dos objetivos” estão a definir objetivos demasiado fáceis; bater todas as metas é um alvo impossível. O OKR é um convite à sua superação. Seja ambicioso e ousado: se atingir 70 ou 80% dos seus objetivos já está no caminho do progresso.

  • Proatividade

Finalmente, vale a pena referir que o OKR é uma estratégia proativa. Como explicamos no ponto anterior, o OKR vive e alimenta-se de metas ambiciosas e ousadas. Isto encoraja seus funcionários a ser mais proativos, a procurar formas de otimizar seu trabalho, o que produz um impacto significativo na produtividade. Por outro lado, também não permite você se “desculpar” das falhas, aumentando o nível de exigência. 

 

Conclusões

Com essas características, se torna fácil entender por que o framework OKR foi adotado por empresas tecnológicas como Google, LinkedIn, Dropbox, AirBnB, Spotify ou Salesforce, para dar alguns exemplos. Então, sem dúvida que podemos dizer que o OKR é uma metodologia apropriada para equipes de alta performance, em contextos muito dinâmicos e mercados competitivos. 

 

Gostou?? Compartilhe! 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima