Blog

Como a metodologia OKR + KPI é essencial para sobreviver na Nova Economia

OKR KPI Agile

O avanço tecnológico tem sido uma constante ao longo do último século, mas nunca foi tão vertiginoso como agora. Hoje em dia, até a tecnologia de vanguarda pode ficar ultrapassada em questão de poucos meses. Todos os dias, nascem novas máquinas de produção, diferentes formas de comunicar com seus clientes e dezenas de ferramentas que podem alterar completamente o paradigma da sua indústria. Isso significa que a sua empresa precisa de arranjar estratégias para acompanhar este ritmo frenético. Felizmente, a resposta é cada vez mais clara: a metodologia OKR + KPI é a melhor forma de você surfar cada onda desta Economia Digital.

 

Gestão Agile e Métodos Ágeis 

A inovação constante faz com que a sua empresa tenha que se adaptar rápido, ou vai morrer afogada pela onda da mudança. Mas essa adaptação só é possível se o seu estilo de gestão for ágil e flexível. Ou seja, precisa de aplicar os novos métodos ágeis. Baseados na chamada filosofia Lean, que incentiva o uso apenas dos meios estritamente necessários para complementar um determinado projeto ou processo, evitando o desperdício de recursos financeiros e de pessoas. Até porque, neste mercado impaciente de necessidades imediatas e respostas instantâneas, não há oportunidade para desperdiçar os seus trunfos. 

É aqui que entra a combinação de OKR + KPI: uma dupla que junta estratégia, gestão de projetos e filosofia Lean. Mas antes, é preciso fazer uma distinção rápida entre as duas siglas. OKR (Objectives and Key Results) é um método para transformar a sua empresa através de objetivos claros e mensuráveis, definidos sempre em ciclos curtos. É um plano de acção, uma operação cirúrgica e precisa, cujos resultados são evidentes quando termina. Já os KPI (Key Performance Indicators) servem para medir o desempenho e avaliar a “saúde” da sua empresa no dia-a-dia. 

 

Quer saber mais sobre OKR? 

 Assista ao webinar gravado: 

 

OKR + Agile: Como potencializar a agilidade organizacional 

 

Vantagens de juntar OKR + KPI

Adoptar uma metodologia OKR + KPI significa que toda a sua equipe compreende quais são os objetivos a atingir. Isto também serve de motivação, especialmente se conjugar este sistema com uma política de transparência em que todos acompanham o progresso. Por outro lado, também aumenta a eficiência e a produtividade: todos estão focados naquilo que realmente importa e não se desperdiça tempo em tarefas fúteis (lean), que é o primeiro passo para triunfar em qualquer clima económico. Mas isso nem é o mais importante quando falamos de OKR na Nova Economia ou da Economia Digital, embora seja uma boa parte do segredo. 

Tal como já dissemos antes, o OKR se define pelos seus ciclos rápidos, que nos permitem avaliar o desempenho e alterar a estratégia com frequência, caso os resultados não sejam os esperados. Ao mesmo tempo, os KPIs indicam precisamente o processo que deve melhorar; a equipe que está entregando poucos resultados, em que fase é que os clientes nos abandonam, quais esforços estão dando mais retorno. Esta capacidade de avaliar cada estágio nos permite averiguar onde se deve melhorar e o que nos separa das nossas metas. Todas as decisões sobre como e onde investir, quais treinamentos fazer e por aí em diante deixam de ser tiros no escuro para passarem a ser decisões estratégicas e assertivas. 

Outra questão que não podemos menosprezar é a capacidade de reavaliar os nossos objetivos a cada novo ciclo de OKR. Assim que notar uma inversão no mercado ou uma mudança de paradigma, a sua empresa pode começar a sua própria transformação. Ou seja, assim como o mercado, passa a estar em constante evolução. Não é por acaso que as primeiras empresas a adoptar OKR, como a Intel nos anos 70, continuam sendo empresas líderes na sua área, que souberam sobreviver a todas as mudanças e avanços das últimas décadas. Então, torna-se claro que as metodologias agile, a filosofia lean e, especificamente, a união de OKR + KPI, são o nosso kit de sobrevivência na Nova Economia

Quer aprender mais sobre OKR, KPI, em ambientes Lean ou Agile e como fazer frente a um mercado que não para de mudar?

Conheça nosso próximo workshop: OKRs e KPI’s a Fórmula Definitiva da Gestão Ágil

 

Saber mais

 

e fique atento a nosso blog! 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima