Blog

Marketing Pessoal, crie o profissional que precisam as empresas do século XXI

Marketing Pessoal

Por que algumas pessoas mesmo em circunstâncias difíceis utilizam estratégias e atingem o sucesso? O que existe de diferente nessas pessoas? A diferença deve ser utilizada como algo positivo a seu favor fazendo com que as pessoas e as organizações o incluam em seus projetos.

As pessoas são diferentes, desenvolvem competências, objetivos e metas diferentes, mas o fato é que estas diferenças não podem ser confundidas com impossibilidade ou incapacidade de realização. O fato de cada pessoa ser diferente não deve ser motivo de consolação ou justificativa  para ser um perdedor qualificado. Utilize o que você tem de diferente para protagonizar sua vida sem perder o foco da solução e enfrentar os problemas ou desvios, sempre criando alternativas que permitam posicionar você em estágios evolutivos e de competitividade. Utilize sua diferença a seu favor e saiba fazer escolhas.

O que cada indivíduo é hoje, seja na sua vida profissional ou pessoal, é consequência de várias escolhas e ações que foram praticadas.  Algumas ações são essenciais, tais como a capacidade de se relacionar consigo mesmo e com as pessoas, agir positivamente e com eficácia em benefício das boas causas, ser competente e comprometido. Estamos na era que as pessoas e as empresas exigem atitudes especiais, prestação de serviços customizados, relacionamento sólido e difícil de ser imitado. Diante desse cenário de exigências e avaliações, analise as alternativas, mas escolha ser um profissional brilhante, ser um bom cidadão, apresentar-se bem seja motivado, entusiasmado e sustentável.

Procure exercitar o autoconhecimento, desperte os valores que estão adormecidos e esses impulsionarão aos objetivos, e isso só será possível se você evitar interferência de tudo aquilo que não contribui  com seu sucesso. Cuidado com a dependência tecnológica  que insiste em lhe ocupar várias horas durante o dia de forma desordenada. É preciso se conectar, interagir e socializar-se de forma disciplinada e sabendo distinguir  o que é essencial e o que é supérfluo. Você terá que aguçar sua visão nos objetivos e ser disciplinadamente forte.

O ambiente competitivo está cada vez mais complexo devido à corrida prática por profissionais e empresas que visam conquistar uma maior participação no mercado. Para fazer parte deste ambiente, as empresas têm procurado reduzir os custos, promover inovação tencológica, lançar novos produtos e serviços, recrutar e selecionar talentos, capacitá-los, objetivando deixá-los diferentes competitivamente.  O diferencial competitivo depende das pessoas que integram a organização, porque produto é bem mais fácil de ser imitado, já o ser humano é único. São várias as opções de melhor avaliação e destaque para a empresa que mais tiver pessoas com a habilidade de impressionar  através da competência técnica, operacional e comportamental.

Como o sucesso pessoal e profissional não é encontrado ou adquirido em prateleiras , é preciso que cada profisssional saiba produzir, conquistar, manter clientes pensar positivamente e assumir o papel de arquiteto de atitudes e valores bem estruturados. Os valores são os percussores das metas. São eles que impulsionam você aos resultados.

A prática de valores alinhados aos objetivos fortalece cada vez mais sua capacidade de ser escolhido e ser notável. A utilização desses valores enquanto processo contínuo de conquistas amplia os relacionamentos e fortalece o valor da sua marca.

Qual estratégia individual que você tem utilizado para dar visibilidade a seus valores, características e competências relevantes?

Qual a estratégia que você estrutura para desenvolver contatos e relacionamentos na espera de ser integrado e reconhecido pelas suas contribuições? Isso é marketing pessoal!

O relacionamento é o comportamento que mais promove a inclusão da pessoa na sociedade e no ambiente organizacional. O bom relacionamento com dosagens equilibradas de simpatia, empatia e prudência abre portas e faz com que o indivíduo torne-se inesquecível. Relacionar-se não é fácil, entretanto é bem melhor aprender e praticar.

Montar uma estratégia para ser acolhido nos ambientes e nas organizações é praticar o marketing pessoal como forma de investimento em seu benefício no presente e no futuro.

“Marketing é o processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor.” (Philip Kotler)

O conceito acima associa o processo social (mudança, interação, associação ou dissociação, lidar com as diferenças), ao gerencial (aplicação de conhecimentos administrativos para obter resultados positivos), significa que cada profissional deve conhecer e entender de gente, mas sem jamais dissociar das técnicas de gestão para garantir o sucesso.

Artigo escrito por Antonio Neto baseado no livro “Os segredos para o sucesso pessoal e profissional”. O marketing aplicado aos relacionamentos – Douglas de Matteu & Maurício Sita – Editora SER MAIS

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima