Blog

Modern Agile, redefinindo o Agile

Gestão de Projetos FIXE, Metodologia Ágil

Por Eneida Xavier 

O Agile está evoluindo. Ao longo da última década, empresas inovadoras, líderes da indústria de software e pioneiros ágeis descobriram formas mais simples, mais robustas e mais ágeis de serem ágeis. Essas abordagens modernas tem como foco a produção de resultados excepcionais e no crescimento de uma cultura excepcional. Chamamos essas novas abordagens de Modern Agile ou “ágil moderno”.

O que é “moderno” sobre Modern Agile?

Modern Agile é ultra-leve, não tem papéis, responsabilidades ou práticas . Em vez disso, é definido por quatro princípios orientadores:

  1. Faça as pessoas impressionantes
  2. Torne a segurança um pré-requisito
  3. Experimente e aprenda rapidamente
  4. Forneça valor continuamente

 

 

Estes quatro princípios clarificam nosso propósito e nos orientam para uma melhor gestão de riscos, maior eficiência de capital, maior empatia e redução do trabalho.
Os princípios Agile modernos são declarados como imperativos porque são vitais para o sucesso a longo prazo.

Compreendendo os Quatro Princípios Orientadores do Modern Agile

  1. Faça as pessoas impressionantes

Embora o Modern Agile não determine o que criar, ele afirma que o objetivo é tornar as pessoas impressionantes.

E como podemos tornar pessoas impressionantes?

Aprendendo seu contexto, suas aspirações, o que lhes incomoda, o que lhes inspira. Isso significa fazer mudanças essenciais para ajudá-las a alcançar resultados impressionantes.
Este conselho pode levá-lo longe. A Amazon fez do “Customer Obsession” um princípio orientador desde 1997 e mostra: “Se você tornar os clientes impressionantes, eles tendem a ser promotores naturais de seus produtos ou serviços. Seu negócio prosperará.”

Mas se você está empenhado em fazer os clientes incríveis, a sua equipe deve tornar-se incrível também. Modern Agile sugere que nos esforçemos para tornar todos no nosso ecossistema impressionante – incluindo aqueles que usam, fazem, compram, vendem ou financiam nossos produtos e serviços. Isto pode exigir lutar por
inovações as quais muitas vezes requerem uma maneira diferente de pensar.

  1. Torne a segurança um pré-requisito

Não é possível fazer pessoas incríveis se as pessoas não estão seguras. A segurança é uma necessidade humana básica e uma chave para o alto desempenho, um ingrediente fundamental para o sucesso.O medo é desenfreado em muitas equipes. As pessoas têm medo de fazer mudanças, medo de expressar suas opiniões e medo de cometer erros. O problema é que o medo mata o desempenho. Se você tem uma cultura de medo, nenhum de seus processos sofisticados ou práticas irão ajudá-lo.O mesmo é verdade no Google. Uma vez, um engenheiro da Google confessou: “Eu estraguei uma linha de código e nos custou um milhão de dólares em receita”. O código em questão fazia parte do altamente rentável software do Google AdWords. Em muitas organizações, um erro como esse poderia levar a mais perdas, como a perda do trabalho, perda de confiança ou respeito. Não no Google.

  1. Experimente e aprenda rapidamente

Você não pode fazer as pessoas incríveis ou fazer da segurança um pré-requisito se você não está aprendendo. Aprendemos rapidamente experimentando com frequência. Fazemos nossos experimentos “seguros para falhar” por isso não temos medo de realizar mais experiências. Quando ficamos presos ou não estamos aprendendo o suficiente, tomamos isso como um sinal de que precisamos aprender mais executando mais experiências. A velocidade é fundamental, nós não devemos esperar longos períodos de tempo antes de aprendermos que algo não está funcionando. Falhamos rápido e rapidamente passamos a novas experiências. Experimentar e aprender rapidamente ajuda-nos a conseguir uma melhoria contínua. Este é um princípio orientador do Modern Agile porque nos protege de perder tempo e nos ajuda a descobrir o sucesso mais rápido.

  1. Forneça valor continuamente

Qualquer coisa que não é entregue não está ajudando ninguém a se tornar mais impressionante ou seguro. No Modern Agile, perguntamo-nos: “Como é que um trabalho valioso pode ser entregue mais rápido?” A entrega contínua de valor exige que dividamos maiores quantidades de valor em peças menores que podem ser entregues com segurança agora e não mais tarde.

Se você não entregar regularmente, você demora aprender sobre o que encanta os clientes. Entregar valor não significa necessariamente liberar um produto ou um recurso para o público em geral. Às vezes, pode ser tão simples como entregar uma idéia semi-pronta para alguém e rapidamente receber feedback. Oferecer valor continuamente nos permite experimentar e aprender rapidamente.

Como os princípios dirigem o que você faz?

Outra ótima maneira de aprender como aplicar o Modern Agile é aprender com as histórias de outros que aplicaram com êxito um ou mais de seus princípios. Grandes histórias são muito mais memoráveis ​​do que diretrizes ou regras. Além das histórias, há perguntas que você pode pedir para ser guiado pelos quatro princípios. Por exemplo, “Quais são as nossas maiores ameaças à segurança interna e externamente?” “As pessoas têm medo no trabalho?” “Temos uma visão clara de como fazer as pessoas incríveis?” “Que experiências podemos experimentar hoje? Nossas experiências são seguras para falhar?”
Responder a perguntas como estas pode apontá-lo na direção certa. Mas você provavelmente precisará de mais para dominar os quatro princípios do Modern Agile.

Modern Agile e o Manifesto para Desenvolvimento de Software Ágil

Os quatro princípios do Modern Agile se aplicam igualmente bem a muitos empreendimentos, como fabricação, RH, vendas, marketing, produção de um show ou execução de um restaurante. Karl Scotland perguntou como seria se as declarações de valor do Manifesto (“Nós valorizamos x ou y”) fossem mais estratégicas, como os quatro princípios do Modern Agile. Isto levou-o a fazer a seguinte comparação:

 

Modern Agile _3

Karl tinha um grande ponto: Modern Agile com quatro princípios fornecendo estratégias mais claras para o público em geral (além de profissionais de software). A partir dessas estratégias, as pessoas poderiam derivar ações mais eficazes para tomar para o seu trabalho.

O Futuro do Ágil

É hora de enviar nossos distintos, historicamente importantes, mas agora antiquados processos e práticas em uma aposentadoria honrosa. É hora de tornar ágil em uma maneira leve e alegre de ajudar as pessoas a alcançar resultados impressionantes. É hora de Modern Agile.

Referências:

http://modernagile.org/

https://www.scrumalliance.org/community/profile/kscotland

https://www.infoq.com/articles/modern-agile-intro?

Sobre o Autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima