Blog

Liderança no século XXI

FIXE pessoas e projetos

Por Maria Angélica Castellani 

O advento da sociedade do conhecimento impôs novos desafios às empresas para acompanhar as mudanças contínuas e a complexidade ocorridas neste novo contexto de mercado. A competição entre empresas depende atualmente do seu conhecimento e de sua competência. A Gestão do Conhecimento pode ser entendida a partir de práticas gerenciais, onde o Líder tem o papel especial focalizando seus esforços no aprendizado do seu time, além de ser indispensável na clarificação da estratégia empresarial e na definição de metas desafiadoras e motivantes. Fica evidente então que a forma como os líderes têm de atuar, engloba diversas competências que se fazem necessárias. O Líder é a mola propulsora responsável pela sobrevivência e sucesso, ou não, de uma organização.

Para ser um líder do século XXI você precisa aprender a desaprender. Tocar um projeto “com emoção”, voltado para os envolvidos, como pessoas, como indivíduos, mais do que nunca importantes com suas ideias valiosas. O foco nos resultados continua sendo importante, mas o foco nas pessoas em uma sociedade do conhecimento tem muito mais valor.

O indivíduo é único e ímpar e se destaca no time de trabalho por suas diferenças; e, para desenvolver um bom trabalho em equipe, é necessário haver uma liderança, que se ocupe cada vez mais com o desenvolvimento das pessoas, atendendo o potencial de cada um e as necessidades da organização.

Ou seja, para conseguir chegar lá se exige um líder assertivo, capaz de expressar-se com confiança e veracidade, respeitando sentimentos, necessidades e opiniões dos outros, no caso, de cada pessoa de sua equipe.

E falando em aprendizado em organizações e liderança, temos o conceito “VUCA” (do inglês, volatility, uncertainty, complexity and ambiguity). VUCA surgiu no mundo dos negócios como um termo para representar as condições fundamentais que afetam um negócio.

Entender cada um dos contextos VUCA pode ajudar o Líder a tomar melhores decisões, e estar mais bem preparado para o desconhecido:

Volátil – turbulência, velocidade e volume das mudanças no mercado, exigem capacidade do líder a dar respostas no “time” destas mudanças.

Incerto – falta de previsibilidade de assuntos e acontecimentos que ocorrem no nosso mundo, não se consegue previsão futura. Como líder deve-se ter a capacidade de ficar atento ao que é relevante e o que não é. Ter que avaliar o futuro é desafiador!

Complexidade – inúmeras causas e difíceis situações, para determinados problemas. Fatores como ambiente político, economia e influências no mercado. O líder tem que ter a capacidade de fazer escolhas e ter espírito critico para fazer as escolhas certas.

Ambíguo – determinadas informações tem vários significados, foco e concentração estão valorizados hoje. Como líder deve-se valorizar as pessoas do time, usar o conhecimento para alcançar resultados em alta performance.

Como líder assertivo seu objetivo é administrar as expectativas, dando reciprocidade, equilibrar o que você precisa e o que você recebe.

Como um líder consegue por em prática estas ações?

Baseado na neurociência, temos o Modelo “SCARF” de DAVID ROCK – Um modelo baseado no cérebro para colaborar e influenciar outros. Propõe o entendimento das cinco dimensões sociais primárias dentro das quais nossos cérebros respondem às ameaças e recompensas percebidas.

Toda vez que se estimula o cérebro de uma pessoa, com estimulo positivo cria-se uma associação de proximidade com outra pessoa. Ao passo que um estímulo negativo, cria afastamento.

Um estímulo positivo para o cérebro como, motivação, estimula o circuito da recompensa.

A importância de um líder em ativar emoções positivas no time, estimular a sensação da competência, reconhecimento, de pessoas pertencentes no ambiente do trabalho, no time, demonstrar segurança, autoconfiança e reconhecimento, ajuda ao time a manter o foco, a fazer as tarefas com prazer.

Toda situação que é percebida como ameaça vai ativar o sistema neural, do medo, e gerar uma emoção aflitiva. Se o líder estiver autoconfiante e sossegado, significará para time que você não é uma ameaça, nem tão pouco a situação em que o time e o projeto se encontram.

SCARF – 5 necessidades do nosso cérebro.

Status – cada um tem uma percepção do grupo, tem necessidade de ser respeitado no ambiente pelo cargo, pela experiência, e ser bem aceito. Esta percepção impacta nas outras necessidades.

Certeza – ninguém gosta de viver na dúvida. Prejudica o foco. Quando há insegurança, a pessoa fica com o foco no perigo. A certeza possibilita que a pessoa possa usar o seu melhor, seu potencial e produzir melhor.

Autonomia – quando alguém nos obriga a fazer algo, sentimo-nos ameaçados, surge raiva e gera afastamento do outro. A sensação de estar no controle, de que podemos escolher, auxilia no comprometimento, sentindo-nos respeitados e certos de que estamos numa área segura.

Relacionamento – todos têm necessidades de pertencimento. Quando estamos num time, precisamos nos sentir parte do time e aceitos. Quando não nos sentimos integrados, sentimo-nos rejeitados e começamos a enxergar o líder como ameaça e assim se estabelece o conflito.

Justiça – se há alguém privilegiado no time, o outro se sente rejeitado, sem reconhecimento, quando recebe crítica na frente de todo mundo, uma relação injusta é gerada, nosso cérebro precisa de justiça.

Como líder faz-se necessário cuidar do SCARF próprio e do seu time.

Tudo que reconhecer e acionar o circuito da recompensa é válido.

Como líder assertivo é preciso reconhecer um bom comportamento, uma pessoa colaborativa, e expressar isto, comemorar o resultado do time, elogiar, mostrar agradecimento por seu trabalho. Um líder assertivo motiva as pessoas, tem que ser verdadeiro. Se for falso, o cérebro da outra pessoa capta, e entra em defesa contra o líder.

Para dar feedback, o líder primeiro deve demonstrar o reconhecimento, depois mostrar os erros a pessoa do time, então ela aceita sua opinião e sua “crítica” com mais confiança. Nosso cérebro está preparado a buscar erros e já entra no processo de defesa, se não se utilizar esta estratégia. Estimular a autoavaliação também é válido e importante.

O líder deve criar conexões positivas, aumentar a transparência, para não provocar boatos e fofocas. Ser claro naquilo que se espera das pessoas. Mostrando regras claras, critérios objetivos. Ter capacidade da empatia, da escuta, e assim mudar pensamentos e ações.

Enfim, analisar seu SCARF, perceber se em algum momento em alguma parte não está fazendo certo. E corrigir, evoluir suas atitudes para alcançar a alta “performance” esperada, tanto pessoal quanto de seu time.

Um líder assertivo está em consonância aos conceitos da Gestão do Conhecimento, a qual envolve compreensão, postura, entendimento dos processos humanos de aprendizado, de liberdade, de criação e aprendizados individual e coletivo. É um processo contínuo e envolvente, que transcende a comportamentos individuais, e tem como objetivo a transformação da organização em um ambiente favorável às novas ideias, ao aprendizado e à atualização vinculada aos objetivos estratégicos e sistêmicos da empresa.

Mais informações acesse o link abaixo, onde está disponível o Webinar: Como Potencializar Resultados no seu Time, por Vera Martins.

https://www.youtube.com/watch?v=fqImPU4jGag

Sobre o Autor

Maria-Angelica-CastellaniMaria Angélica Castellani, PMP, CSM, CSD. Formada em Computação Científica pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina, com MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Negócios Internacionais, ambas pela FGV.  Atua há mais de 20 anos em gerenciamento de projetos, melhoria de processos e implantação de PMO. Diretora da empresa FIXE Consulting & Training desde 1999. Palestrante nacional e internacional (Mercosul). Professora de Gestão de Projetos em várias Instituições. Co-autora do Livro Gestão de Projetos: Teoria, Prática e Tendências da Editora Elsevier, 2014.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima