Blog

Prince2® com o Guia PMBOK®

Por Ernani Marques 

A flexibilidade do método de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 é tão fantástica, que possibilitou que o mesmo seja o mais popular no mundo. São mais de 1.000.000 de profissionais certificados. Atualmente, pode-se dizer que, a cada 4 minutos, 1 certificado é emitido.

Estão disponíveis o Manual Oficial do PRINCE2 em português, o exame PRINCE2 Foundation em Português e o exame PRINCE2 Practitioner em Português também.

Você poderá usar o PRINCE2 junto com outras abordagens de Gestão de Projetos, outros frameworks ou guias de boas práticas, como Scrum e ITIL – Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca da Infraestrutura da Tecnologia da Informação.

Aqui daremos uma idéia em como materializar as boas práticas compiladas no Guia PMBOK® do PMI (Project Management Institute) através da metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2. Não se trata de um artigo exaustivo em relação às possibilidades de utilização do Método PRINCE2 com o PMBOK mas, sim, uma referência.

O PMBOK apresenta processos que são agrupados nos grupos Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento (nomes que são bem intuitivos). Os diversos processos interagem-se, e muito, como mostrado na figura abaixo.

grupo_de_processos_PMBOK

Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge, (PMBOK®Guide) – Fifth Edition, Project Management Institute, Inc., 2011, Figure 3-2, Page 51.

Já no método PRINCE2 os processos são 7: Starting up a Project, Directing a Project, Initiating a Project, Controlling a Stage, Managing a Stage Boundary, Managing a Product Delivery e Closing a Project. Em um projeto conduzido com a metodologia PRINCE2 teríamos:

 

PRINCE2_e_PMBOK

PRINCE2_com_PMBOK

Uma diferença importante entre o PMBOK e PRINCE2 relaciona-se às filosofias implícitas. O PMBOK implica que “gerenciamento de projetos” é o trabalho de um gerente de projeto, enquanto que em PRINCE2 “gerenciamento de projetos” é o processo que as organizações utilizam para governar e entregar projetos. As organizações alinhadas ao PMBOK poderiam assegurar que o gerente do projeto é responsável pelo sucesso de um projeto. Já sob o PRINCE2, o gerente do projeto nunca é responsável perante a organização pelo sucesso de um projeto; é apenas responsável perante o Conselho Diretor do Projeto, que é responsabilizado pela organização como um todo.

No PRINCE2 as lições aprendidas são trabalhadas constantemente, porém na concepção de que lição somente é aprendida quando aplicada.

Através dessa breve comparação você pode verificar como implementar o PMBOK através do PRINCE2. Uma organização não precisa criar uma metodologia de gerenciamento de projetos, basta adotar uma pronta (e de sucesso, como o PRINCE2).

Somente efetue seu treinamento PRINCE2 em uma Organização Credenciada (ATO – Accredited Training Organization) como a Management Plaza. Somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.

Saiba mais sobre o Prince2: Conceitos e Fundamentos sobre o PRINCE2

PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute, Inc.

PRINCE2® é Marca Registrada da AXELOS Limited.

Já conhece nossos e-books gratuitos?

Faça o download do e-book da sua preferência:

banner_download

Sobre o Autor 

Ernani Marques, Prince2, PgMP, PMP, CBAP

Ernani-MarquesSócio Diretor da Management Plaza – ATHEM. Mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação. Instrutor e consultor especializado em Análise de Negócios, Governança de TI, Projetos, Programa e Gestão de Portfolio. Treinador official MSP, PRINCE2, COBIT 5. Professor em várias Instituições. Perfil do Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ernanimarques/pt

 

 

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima