Blog

Se você conhece a Rosalina, você é Gerente de Projetos!

Venha a conhecer a Rosalina no dia 30-04 na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, 509, entre as 18:30 e 21:30. Além de conhece-la poderá assistir uma palestra sobre a aplicação da dinâmica e levar o livro autografado pelo Prof. Alonso Mazini Soler.

Por Maria Angélica Castellani

Recentemente me encontrei com Rosalina. Fazia tempo que não conversávamos. Eu a conheci em 2008, antes de fazer a minha prova para a certificação PMP. Ela também é gerente de projetos. É muito competente e tem uma importante experiência na condução de projetos complexos. Naquela ocasião, ela comentou que estava um pouco desmotivada, pois desde que começou a trabalhar como GP, durante toda a sua vida profissional,  muitas coisas não mudaram nas organizações e que como já tinha feito anos atrás voltou a carregar o piano várias vezes.

Mas Rosalina, eu falei, ser carregador de piano não significa ser um chato sem imaginação ou um incompetente. Entendo que, possivelmente, a sua preocupação pelos resultados podem fazer você se enredar no projeto e o projeto termina tomando conta de você. É como se o carregador do piano se esquece de que há um teclado no instrumento e que há um cérebro criativo em quem o carrega. E que você também pode fazer a música. Não deixe o projeto vencer a música. Faça a sua própria música para não virar personagem na história da gestão de projetos.

Mas ela virou personagem . . .

Virou uma personagem nas mãos do Prof. Alonso Mazini Soler, que com muita criatividade idealizou a Rosalina para ajudar a todos nós, iniciantes, estudantes, profissionais experientes e professores a utilizar seus ensinamentos e experiências, seja para compreender o que é gerenciamento de projetos, seja para ensinar aplicando as dinâmicas em sala de aula, seja para aprendermos a tocar a nossa própria música.

Por isso eu abri este texto afirmando, se você conhece a Rosalina, você certamente é um gerente de projetos, pois tenho certeza que você também, alguma vez, já carregou o piano também. Então, convido a todos os leitores a conhecer a segunda edição atualizada e ampliada do livro da “Rosalina e o Piano”, como todos nós a conhecemos. Sem dúvida alguma agregará muito valor no momento da carreira em que você se encontra.

Venha a conhecer a Rosalina no dia 30-04 na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, 509, entre as 18:30 e 21:30. Além de conhece de conhecer um pouco sobre essa estória , poderá levar o livro autografado pelo Prof. Alonso Mazini Soler.

Vamos Rosalina que ainda temos muitos pianos pela frente!!

E agora sim, a versão oficial da Rosalina, explicada pelo próprio autor.

DINÂMICA ROSALINA E O PIANO

Por Alonso Mazini Soler

“Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num estudo de caso didático, elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências (sucessos e fracassos: – “e olha que foram diversos!”) e de suas interações com colegas Gerentes de Projetos. O caso ilustra a lógica do planejamento, monitoramento e controle da execução de um projeto, tal como muitos dos projetos que o Leitor está acostumado a lidar em seu dia a dia. A estória tem início quando um chefe solicita à sua melhor Gerente de Projetos o transporte e a disponibilização do piano da empresa, afinado e limpo, no auditório do 18º andar do prédio, com vistas à realização de um happy hour considerado estratégico para a empresa.

Pergunto: Quantos projetos você já viu começar assim? Meio sem pé nem cabeça? Pois então, a estória transcorre através das considerações e ações de Rosalina para cumprir a solicitação.

“Rosalina e o Piano” preenche uma lacuna didática ao oferecer à profissionais, professores e estudantes uma ilustração clara, direta, dinâmica, completa, precisa e lúdica, de todo o contexto conceitual e o aparato metodológico sugeridos pelas boas práticas do gerenciamento de projetos. O livro oferece um benchmark (nos erros e acertos de Rosalina) para todos aqueles que desejam desenvolver suas competências profissionais, como Gerentes de Projetos.

A 2ª edição de “Rosalina e o Piano” foi revisada e ampliada de modo a transformar o livro numa fonte “quase” autossuficiente de informações sobre o tema:

rosalina-piano

  • Foi inserido um capítulo contendo noções e fundamentos do gerenciamento de projetos.
  • As perguntas e respostas da dinâmica foram complementadas de modo substancial a partir das vivências de aplicação realizadas.
  • Foi inserido um capítulo, escrito em colaboração com a Gerente de Projetos Mábia Taveira, que esmiúça o perfil de competências de Rosalina, a partir de percepções extraídas do texto e do filme.
  • Foi inserido um capítulo, escrito em colaboração com o Professor José Finocchio Jr., que aproveita os novos ares que o Project Model Canvas® tem proporcionado ao planejamento de um projeto.
  • O Plano de Projeto completo, contido nos anexos, foi revisado e ampliado de acordo com as boas práticas do Guia PMBOK®  V5.

_

Sobre o Autor

 


Alonso-2Alonso Mazini Soler, PMP 

É Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Consultor em tempo integral, Professor e Palestrante em Gerenciamento de Projetos. É sócio da J2DA Consulting – Agência de Projetos. www.j2da.com.br

Gostou?? Compartilhe!!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima