Blog

Fatores Comportamentais e sua Influência nos Resultados Estratégicos

Sem dúvida alguma um dos maiores desafios atuais enfrentados pelos Escritórios de Projetos (PMOs) tem sido poder definir um programa de treinamento para seus gestores. Isso se deve a grande variedade de qualificações que essa função exige, considerando habilidades técnicas, comportamentais, organizacionais e também estratégicas.

Por Maria Angélica Castellani

Em virtude do avanço da gestão de projetos em todas as áreas de qualquer organização, as empresas começaram a perceber os benefícios de uma gestão de projetos eficiente. Na medida que essa evolução acontece, todo o contexto também acompanha, e por isso cada vez mais as organizações estão atingindo uma gestão de projetos mais estruturada e mais madura. Como consequência, as exigências técnicas e comportamentais dos responsáveis também são maiores. Para atender essa necessidade de eficiência e eficácia crescente, a capacitação, tanto técnica como comportamental, deve ser considerada parte do planejamento estratégico como fator crítico de sucesso para alcançar objetivos empresariais.

Da mesma forma que aumentou o grau de sucesso nos projetos, cresceu a necessidade de interação com novas situações funcionais e de negócios. Portanto, para realmente atingir a excelência em gestão de projetos é de grande importância o desenvolvimento de habilidades comportamentais. E isso não se consegue unicamente fazendo treinamentos, conquistando certificações e mais certificações, a gestão de projetos precisa de líderes, com um alto nível de habilidades humanas.

Muitos gerentes de projetos são formados em engenharia, exatas, ciências da computação, cursaram algum MBA em gestão de projetos, conquistaram a certificação PMP, então seu perfil é especificamente técnico e são muito bons nisso. Mas, na prática, como gestores de projetos precisam complementar os conhecimentos técnicos com uma forte capacidade de relacionamento interpessoal, tornando-se mais administradores de pessoas que de tecnologias. Essa habilidade é hoje um fator chave para a geração de resultados.

Sem dúvida alguma um dos maiores desafios atuais enfrentados pelos Escritórios de Projetos (PMOs) tem sido poder definir um programa de treinamento para seus gestores. Isso se deve a grande variedade de qualificações que essa função exige, considerando habilidades técnicas, comportamentais, organizacionais e também estratégicas.

O relatório Pulse of the ProfessionTM, do PMI, sob o título Navegando a Complexidade analisa os passos que as organizações estão dando para melhorar o sucesso de seus projetos e programas. Ele revela que: “independente do grau de complexidade, as práticas padronizadas de gerenciamento de projetos, a comunicação eficaz e uma forte base de talentos são necessárias para o sucesso de projetos e programas”.

Na sua pesquisa detectou que as organizações de alto desempenho reconhecem outro ingrediente fundamental em seu reservatório de talentos, executivos de projeto com habilidades superiores de liderança, necessários para garantir que a complexidade em seus projetos e programas seja navegada com sucesso. Esse ingrediente assume ainda maior importância em organizações que fornecem um percentual maior de projetos de alta complexidade, uma vez que tipicamente existem neles, mais dólares em risco. Reconhecer isso é uma coisa, mas agir com base nessa percepção para criar capacidade organizacional é outra bem diferente”.

Então gestores, quem quiser trilhar o caminho deve obrigatoriamente analisar quais são suas habilidades hoje, identificar os gaps nos seus comportamentos e detectar onde precisam evoluir nas relações humanas, citando por exemplo: comunicação assertiva, empatia, saber dar feedback, inteligência emocional, capacidade de reconhecimento, escuta ativa, formação e motivação de equipes, administração de conflitos e uma forte aptidão de organização e foco. Quem souber fazer esse exercício e evoluir na navegação pelo mar de complexidades, terá maiores garantias de passar do sucesso para a excelência na sua gestão.

Você está preparado para fazer este exercício?

Então convidamos especialmente para conhecer

banner_articulo_07b Vera

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima