Blog

Os Valores do Agile Manifesto

FIXE agile manifesto
O Agile Manifesto se constitui como a base de todas as metodologias ágeis existentes. Conheça os valores deste manifesto, que são fortemente cobrados na prova para a certificação PMI-ACP.

De um encontro e da consolidação da experiência de 17 expressivos profissionais na área de desenvolvimento de software, criou-se um manifesto. Esses profissionais observaram, ao longo dos anos, que existe a possibilidade de melhorar os resultados dos projetos e de minimizar problemas seguindo novas atitudes baseadas numa filosofia de trabalho diferente da vigente. Essas reflexões resultaram no denominado Agile Manifesto, que se constitui como a base de todas as metodologias ágeis existentes.

O manifesto completo pode ser encontrado neste link.   

Neste post vamos tratar de um componente importante do manifesto e que é fortemente cobrado no exame do PMI-ACP: os Valores. São eles:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Software funcionando mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Inicialmente, é preciso entender um ponto muito importante: em azul  estão os itens que são mais valorizados que os itens em vermelho. Entretanto, não significa dizer que os itens em vermelho não sejam importantes. Eles são muito importantes, mas os que estão em azul são muito mais eficazes e favorecem um ambiente mais adequado (devem ter prioridade).

Vamos analisar individualmente cada valor:

 Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Esse valor reforça uma diretriz básica que influencia diretamente um dos principais problemas em projetos: a comunicação e a interação entre as pessoas. Em muitas situações nos projetos, as pessoas focam em usar as ferramentas ou seguir os processos e perdem a oportunidade de focar nas pessoas e interagir. Quantas vezes você prefere enviar um e-mail (ferramenta) a interagir com o indivíduo envolvido na questão? Quantas vezes o cliente sinaliza um problema e priorizamos o preenchimento de um documento (processo) a procurar o responsável e solicitar uma ação imediata? Lembrando que os processos e ferramentas são importantes, mas não podem sobrepor o principal objetivo: agregar valor aos stakeholders com rapidez e qualidade. E a comunicação face a face é a mais efetiva (discutiremos sobre isso em posts posteriores).

 Software funcionando mais que documentação abrangente

Esse valor trata de outra diretriz importante: a medida de progresso em ágil é produto (software ou outro) em uso e agregando valor ao cliente. Estamos acostumados a fazer parte de projetos que duram 1 ano, por exemplo, e nos 3 primeiros meses o cliente questiona como está o andamento do projeto e o gerente responde: “20% entregue, pois já finalizamos toda a documentação do projeto”. Se não existe produto pronto que agrega valor diretamente ao cliente, o projeto está em 0%, independente da quantidade de documentação produzida. A documentação é importante (não esqueça), mas precisamos mudar a forma de entregar valor. Que a documentação seja produzida, mas sem tirar o foco de construir produto que o cliente vai usar e obter resultado (ROI – retorno sobre o investimento).

 Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Em muitos projetos, constatamos a preocupação com contratos ou documentos assinados, pois observamos que o cliente sempre muda o escopo. Então, ao definir o escopo de um projeto com o cliente, ele é obrigado a assinar um contrato e qualquer mudança implicará em custos adicionais. O sofware é um produto intangível e, muitas vezes, o cliente não tem a noção exata do que irá resolver o problema dele e o ambiente dos negócios estão em constante mudança. Dessa forma, ao invés de assinar contratos e entregar o que o cliente assinou (e que muitas vezes não atende o que ele quer, pois o mercado e os negócios mudam), seria mais adequado colaborar com o cliente. Isso significa fazer entregas num espaço de tempo menor, tornar o produto paupável, fazendo com que o cliente dê feedback contínuo e frequente. Esses feedbacks serão mudanças identificadas cedo e teremos como objetivo responder a todas elas. Os contratos são importantes para formalizar as relações entre cliente e fornecedor, mas o foco deve ser em entregar valor ao cliente, independente do que foi assinado. As relações em Agile são plenamente baseadas na confiança e parceria (grande desafio para o mercado brasileiro).

Responder a mudanças mais que seguir um plano

A única certeza que temos em projetos como os de software é a mudança. O mercado muda, a economia muda, a legislação muda, a globalização impõe seus impactos, os negócios mudam. Se o cliente muda, o projeto precisa mudar e acompanhar essa mudança para atingir seu principal objetivo: agregar valor. Os planos são importantes e devem existir, mas eles devem ser feitos de uma forma diferente (isso será visto em cada metodologia) e servem para orientar o caminho e os desvios, mas devem acompanhar o ritmo das mudanças e servir de base para analisar o que foi previsto e entregue. E nessa análise, será mais importante avaliar o valor entregue (respondendo às mudanças) a constatar que o plano não foi seguido.

Os valores do Manifesto são simples, mas se constituem como a base da filosofia Agile. A prova para a certificação PMI-ACP exige que você compreenda quais os valores e o que eles representam. Portanto, nos seus estudos, não deixe de ficar atento a esse tópico e resolver questões relacionadas a eles para a prova.

Até a próxima dica!

 

 

Sobre o Autor

Alércio Bressano Mendonça, MBA, CSM, CSPO, CSP, PMP, PMI-ACP

Consultor / Professor / Diretor do PMI Sergipe Brazil Chapter / CoAutor do Livro “Equipes de Alto Desempenho” / Articulista da trilha Agile do InfoQ Brasil / Instrutor do curso Preparatório PMI-ACP da FIXE Consulting & Training.

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima