Blog

Os mapas mentais e a criatividade

Você sabia do grande poder dos mapas mentais? Como podem ajudar você no seu desempenho e criatividade? Descubra seu potencial e aprenda a incorporar no seu dia a dia. . .

Você sabia do grande poder dos mapas mentais?

Como podem ajudar você no seu desempenho e criatividade?

Descubra seu potencial e aprenda a incorporar no seu dia a dia. . .

Os mapas mentais são uma das ferramentas mais simples e poderosas para liberar seu potencial criativo.  Foram criados pelo investigador britânico Tony Buzan, inspirado nos cadernos de Leonardo da Vinci. Hoje os mapas mentais são parte integral de cursos, palestras, métodos para resolver problemas e aprender melhor em muitas instituições educativas e organizações.

Podem ser utilizados para objetivos pessoais, como por exemplo, planejar suas férias ou sua carreira, para seu trabalho, para preparar uma apresentação ou uma reunião, estabelecer objetivos, etc.

O mais valioso da sua prática é que se utilizados com frequência treinam a mente para ser um pensador mais balanceado (utilizando os dois hemisférios do cérebro) como fazia Leonardo da Vinci.

Se você assistiu um filme e quiser escrever sobre as cenas do filme, como é que sua mente procura essas informações no seu cérebro?

Muito provavelmente você lembrará palavras chaves e certas imagens associando-se entre sim. Ou seja, o mapa mental é um método para registrar o que o cérebro faz naturalmente, representando uma expressão gráfica dos padrões naturais do pensamento.

A criatividade precisa de um balanceamento entre a geração de ideias e sua organização posterior para serem selecionadas e escolhidas, ou não, como criativas e implementáveis. No plano consciente fazemos justamente o inverso. Primeiro tendemos a organizar prejudicando a produção de ideias.

Os mapas mentais são um convite para começar com rapidez à gerar mais ideias no menor tempo. Também, permite representar uma quantidade enorme de informação em um espaço reduzido. Estimula para encontrar relacionamentos entre elas. Justamente, a habilidade de encontrar conexões entre as ideias, faz ser mais criativo. Além de seu uso como poderosa ferramenta para melhorar sua eficiência em resolver problemas, planejar e comunicar, seu benefício mais importante é que prepara você para ser um pensador mais flexível.

Com a prática periódica na elaboração dos mapas mentais se desenvolve a espontaneidade, claridade e profundidade de teus pensamentos, e o mais importante: você trabalha ou resolve desafios criativos enquanto se diverte.

Dicas: utilize folhas em branco, grandes, lápis de cores. Utilizar o papel de forma horizontal. No centro colocar em destaque o tema que será tratado. Uma fez feita a imagem central, comece a escrever as ideias mais representativas sobre linhas e saiam desde o centro da folha. Utilize também mais palavras chaves penduradas dos primeiros conceitos de maneira de formar uma árvore com muitos galhos. Deixe solta sua espontaneidade para que as associações aconteçam. Quando sinta que gerou suficiente material pelas associações livres, observe o resultado. Todas suas ideias estarão espalhadas na folha.   Observando a folha começará a ver relações que serão de ajuda para reorganizar e integrar ideias. Se encontrar palavras que se repetem, pode ser que signifique algo importante. Conecte diferentes partes do mapa mental com setas, códigos e cores diferentes. Elimine as palavras que considere estra

Lembre-se de utilizar todas as imagens possíveis pois serão como ancoras para sua memória das palavras chave. Coloque somente uma palavra em cada linha do mapa. Isso é um treino para focar  em encontrar a palavra correta, sendo que desta forma se fortalece seu pensamento.

O mapa mental pode ser infinito, finaliza quando a informação que você gerou,  atinge seus objetivos.

Baseado no Livro Agil Mente de E. Bachrach.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima