Blog

Desenvolvimento de equipes de alto desempenho

Webinar gratuito realizado pelo PMI São Paulo. Não existe uma fórmula clara para gerenciar pessoas e cada situação enfrentada nos projetos é única, essencialmente, porque as pessoas são diferentes.

Em 27-08-2013 o PMI São Paulo realizou um webinar gratuito. Apresentamos aqui um resumo e os links para download da apresentação e da gravação do evento. Assistindo este vídeo ganha 1 PDU.

 

“Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho”

 

SOBRE O WEBINAR:

As empresas estão à procura de grandes líderes para impulsionar suas equipes e aumentar o seu desempenho, sua produtividade e sua qualidade, apesar da gestão de pessoas ser uma das áreas de conhecimento mais desafiadora para os gerentes de projeto. Não existe uma fórmula clara para gerenciar pessoas e cada situação enfrentada nos projetos é única, essencialmente, porque as pessoas são diferentes. Nessa palestra Mauro Tonon apresentou várias técnicas, conceitos e dicas para desenvolver e gerenciar uma equipe de alto desempenho em projetos de TI. Ele destacou a importância das pessoas nos projetos, compartilhou algumas técnicas para avaliar e compreender melhor as necessidades, tais como MBTI e DISC; explicou como construir equipes multifuncionais e mostrou como aplicar Liderança Situacional. O equilíbrio de interesses em projetos e o advento Agile, que transformam o relacionamento entre as pessoas, são também assuntos relacionados ao tema que foram abordados nessa palestra.

PALESTRANTE:

Mauro Tonon é Consultor independente em gerenciamento de projetos e professor de vários programas de pós-graduação e MBA em gestão de projetos pelo Brasil: FATEC, Fucapi, Anhembi Morumbi, ILEDE. Entre 2010 e 2012 ele representou o curso de gerenciamento de projetos da Pittsburgh University dos EUA no Brasil e suas aulas sempre foram baseadas em abordagens práticas, oriundas de mais de 18 anos de experiência em TI. Tonon tem gerenciado e entregado com sucesso projetos nacionais e internacionais em diferentes áreas de TI: infraestrutura, desenvolvimento de software e implantação de ERP. Ele acredita que a eficiente gestão das partes interessadas e dos RH são fatores chave de sucesso no gerenciamento de projetos, e para atingir esse objetivo necessitamos entender melhor as pessoas, suas necessidades e em que fase de vida pessoal e profissional que elas se encontram.

LINKS DO EVENTO:

a)    Para download da apresentação:

https://www.dropbox.com/sh/1k2wp77nawbojxc/6hOp7OaV1f

b)    Gravação do Evento:

Assista este vídeo e ganhe 1 PDU, que deverá informar ao PMI.

http://pmi.adobeconnect.com/p29xarrzemj/

RESPOSTAS DAS CONSULTAS DOS PARTICIPANTES: 

Moschin, John

Q1: As empresas e o PMBOK tratam os recursos humanos mais como recursos e menos como seres humano – como resolver esta lacuna.

R: Essa questão foi respondida ao vivo no Webinar.

Ridis Ribeiro

Q2: Equipes de alto desempenho somente são obtidas após ter pleno conhecimento de toda a equipe?

R: Essa questão foi respondida ao vivo no webinar.

Eduardo Maruxo

Q3: É possível mudar sua personalidade depois de receber um resultado DISC?

R: O ser humano tem uma incrível capacidade de adaptação e o DISC inclusive classifica o seu perfil entre natural e adaptativo, ou seja, é possível sim você mudar e adaptar o seu perfil, especialmente o seu perfil profissional. Agora a personalidade é um conjunto de atributos um pouco mais amplo e está muito relacionado com os seus valores e o DISC não mede/trata, sanidade mental, inteligência e nem os valores do indivíduo, conforme explicado na apresentação.

Anastacia Marinho

Q4: Vamos ter acesso ao questionario dessas ferramentas apresentadas?

R: Essas são ferramentas pagas, além disso para um webinar curto como esse não era possível aprofundar assim nas ferramentas. De qualquer forma, gostaria de dar uma sugestão: O IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) desenvolveu uma ferramenta (software) para análise de perfis comportamentais baseado no DISC. No Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos desse ano realizado em Goiania, o IBC disponibilizou gratuitamente essa versão básica da ferramenta para os presentes. No site do IBC parece ter o mesmo teste disponível: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/analise-de-comportamento-teste-de-perfil-comportamental/

Lembrando que é uma ferramenta baseada no DISC, não é exatamente o DISC.

Wester Cardozo

Q5: podemos ter mais de uma caracteristicas em situações diferentes?

R: Sim. Conforme apresentado na palestra, o DISC destaca de forma clara que todos nós temos 2 perfis: o primitivo ou natural e o adaptativo.

Oswaldo Nico

Q6: É comum a caracteristica de um indivíduo mudar durante o ciclo de vida de um projeto? e durante sua vida? Existe uma evolução?

R: Sim, todos nós mudamos, isso é claramente perceptível. Certamente você não tem os mesmos gostos e preferências de quando era criança, ou ainda de quando era adolecente, além disso sou capaz de apostar que você ainda mudará muito até o final de sua vida. Isso é intrínseco da natureza humana. Faço aqui uma analogia com os projetos e negócios onde costumo dizer em minhas aulas que a única constante em nossas vidas são as mudanças.

Wester Cardozo

Q7: Devemos apresentar uma caracteristica determinante em função da nossa personalidade. Sendo assim podemos desenvolver outras caraterisiticas com treinamento?

R: Sim. Novamente é o que o DISC prega em sua teroria, que todo indivíduo é capaz de se adaptar e que fazemos isso de maneira natural o tempo todo em nossa vida. Alguns indivíduos são mais háveis nisso, outros são mais resistentes a mudanças, especialmente a própria mudança. Tudo depende de treino e o princípio de tudo é o auto-conhecimento, questão que as ferramentas apresentadas podem endereçar e nos ajudar muito.

Kharine Kadow

Q8: Eles (DISC E MBTI) sao válidos por quanto tempo?

R: Observe, eles não são uma certificação, portanto não têm validade. Serão válidos até que o indivíduo mude suas preferência e comportamentos. Isso é muito perceptível no ambiente de trabalho, normalmente as pessoas mudam o seu comportamento para melhorarem o seu desempenho, para trabalharem melhor em equipe, para serem mais colaborativas e menos individualisatas… Tudo vai depender dos estímulos que elas recebem e principalmente de seu próprio desejo de mudar e melhorar.

Georgia

Q9: Eu também cheguei um pouco atrasada, gostaria de saber se o video será gravado?

R: Sim. O link de acesso a gravação é o seguinte: http://pmi.adobeconnect.com/p29xarrzemj/.

Só temos acesso a gravação após alguns dias, pois temos que solicitar ao PMI dos EUA que são responsáveis pela ferramenta.

Milton Esteves

Q10: Como obter uma cópia desta apresentacao?

R: A versão PDF da apresentação foi disponibilizada no link: https://www.dropbox.com/sh/1k2wp77nawbojxc/6hOp7OaV1f

Sempre disponibilizaremos o download da apresentação ao final, no último Slide.

Ricardo Navarro

Q11: O resultado dos perfis obtidos com as ferramentas é pessoal. Normalmente as pessoas não querem compartilhar. Como você faz para obter estes informações de seu time?

R: Isso é relativo. Normalmente as organizações, especialmente as grandes organizações em processo de startup empregam essas ferramentas para formação de time, de liderança, para equipes de vendas. Nesse uso o objetivo não é identificar ou rotular as pessoas conhecendo sua intimidade, mas sim ajudá-las a se desenvolverem com o propósito de crescimento profissional. Nessas condições duvido que alguém se recuse e eu diria que quem conhece o verdadeiro valor da ferramenta e tem desejo de melhorar a si próprio dificilmente se recusaria a se submeter ao teste. De qualquer forma, por questões éticas você jamais poderia aplicar o teste para uma finalidade e utilizá-lo para outro.

Fernando Costa

Q12: para projetos de grande durações, podemos ter mais de um “tempestade” durante o ciclo de vida. como podemos minimizar esse impacto?

R: Sim. Não só para projetos longos, mas é comum termos mais de um período de tempestade. Acho que aplicando a Liderança Situacional e principalmente buscando sempre a causa raíz dos problemas, conseguimos reduzir significativamente as tempestades. Normalmente elas têm a mesma causa raíz que se não for eliminada na primeira tempestade, certamente haverão outras e as vezes até mais complicadas e intensas.

Rodolfo Vilas Bôas

Q13: Mauro, você acredita que a confiança é o fator mais importante na formação do time?

R: Definir como sendo a mais importante é difícil, mas com certeza estaria entre as mais importante. Conforme apresentado na palestra, não só a confiança do GP nos seus recursos e vice-versa, como também a auto-confiança. Especialmente para a formação de times de alto desempenho.

banner_articulo_02b Skills


Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima