fbpx
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
Por que a definição de sucesso em projetos mudou?

Por que a definição de sucesso em projetos mudou?

  • Posted by Redação FIXE
  • On 25 de janeiro de 2013
  • 0 Comments
  • Gestão por Indicadores, Indicadores de Desempenho, Stakeholders, sucesso

Você conhece a história do projeto de Construção da Opera House de Sydney?

A Opera House (1957 – 1973) é uma construção excepcional preparada para espetáculos de ópera e de teatro. É um dos edifícios mais destacados a nível mundial, sua criatividade na arquitetura e design estrutural o caracteriza como a obra arquitetônica do século XX. Foi construído em Sydney, na Austrália.

A gestão desse projeto não foi tão excepcional assim. Teve um custo 3.000% acima do previsto e o gerente do projeto foi demitido antes de concluir a obra. Nesse momento, vários stakeholders comentaram que o valor percebido inicialmente foi perdido e sugeriram cancelar o projeto. Mas a obra continuou.

O arquiteto responsável foi Jorn Utzon (1918 – 2008), da Dinamarca, participou no projeto desde 1960 até 1966, quando foi demitido. Após a demissão nunca voltou para ver sua obra finalizada.

A Opera House, realiza 1600 espetáculos por ano com 1 milhão e meio de espectadores e recebe a visita de 7 milhões de turistas por ano. Impressiona por seu moderno estilo arquitetônico. Construído entre o porto e o mar e rodeado de jardins, representa um ícone da cidade. Seu desenho é similar a um imenso velero, como homenagem as fragatas da frota inglesa que descobriram a Austrália em 1770.

A Opera House tem 185m de cumprimento e 120m em sua parte mais larga. A estrutura está composta de 2.194 peças pré-fabricadas de concreto e seu teto revestido com 1 milhão de cerâmicas com efeito luminoso em qualquer hora do dia.

Possui 5 teatros, 2 salas e 5 salas estudo. As principais são o Concert Hall com capacidade para 2.600 pessoas, o Theatre Ópera para mais de 1.500 espectadores, o Drama Theatre com capacidade para 544 pessoas, o Playhouse, uma sala para concertos para 400 espectadores e o Studio Theatre, com 364 assentos. Todas as salas têm excelente visual e acústica.

Mas o custo elevado da sua construção e a extensão do prazo fez que na sua inauguração, em 1973, o projeto fosse considerado um fracasso nos itens organização e financeiro, sendo sucesso somente como produto.

Ao longo dos anos esta percepção mudou. Após cinco anos da sua inauguração, os itens anteriores de fracasso foram classificados como sucesso.

Por isso, é importante considerar durante todo o projeto o verdadeiro valor do negócio. Atualmente a Opera House está considerada como projeto altamente bem-sucedido, a ponto que em 2007 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

Ou seja, como neste exemplo, o verdadeiro valor do negócio foi percebido pelos stakeholders muito tempo depois, e ficaram cientes que ter cancelado o projeto prematuramente poderia ter sido um enorme erro.

Embora decisões desse tipo e nesse cenário são claramente difíceis ao extremo, sempre devem ser considerados: os valores atuais e os futuros do negócio, o valor percebido pelos stakeholders, os clientes, os fornecedores e os riscos existentes, acompanhados de um alto nível de liderança e gerenciamento avançado.

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)  5º Edição, refere-se pela primeira vez ao Business Value e o qualifica como “um conceito que é único para cada organização. O valor do negócio é definido como o valor total do negócio, sendo a soma total de todos os elementos tangíveis e intangíveis. Exemplos de elementos tangíveis incluem ativos monetários e equidade das partes interessadas. Exemplos de elementos intangíveis incluem a boa vontade, o reconhecimento da marca e o benefício público.”

Portanto, a gestão de programas e portfólio, incide significativamente sobre os resultados de sucesso dos produtos ou serviços gerados. São os projetos desses programas e portfólio que conduzirão para atingir objetivos, para cumprir a estratégia organizacional, e, principalmente para alcançar a realização do valor do negócio de forma eficaz.

Como está proibido filmar e tirar fotos no interior da Opera House, a informação acessível é limitada.

Para saber mais sobre a Opera House:

  • IMPERDÍVEL!! Assista o vídeo realizado pelo Matutino Films Pty Ltda. em 2011, comentado pelo jornalista chileno Alfredo Ugarte. Um belo passeio pelo interior e exterior da obra. Em espanhol. (Como o vídeo está bloqueado para compartilhar você deverá copiar e colar no seu navegador).

  • Veja aqui as fotografias maravilhosas e um tour 360º:

http://www.brukutu.com/2012/02/sydney-opera-house.html

  • Visite o Site oficial do Teatro http://www.sydneyoperahouse.com/homepage.aspx

Se antecipe aos resultados através de uma gestão de indicadores e KPIs

banner_articulo_04 KPI

 

 

PMBOK é marca registrada do Project Management Institute, Inc.

Fonte imagem :  Wikimedia Commons

Gostou?? Compartilhe!!

 

9945 Visualizações totais 2 Visualizações Hoje

Comentários via Facebook

comentários

 

0 Comentários

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Pesquisar
Próximos Eventos

Banner - E-Books Gratuitos PMI

Webinar Gratuitos PMI Fixe

FIXE Consulting & Training
Tweets de @FixeConsulting
Arquivos
Tags
Agile Agile Project Management Alta performance Assertividade BPM BPMO Capacitação carreira Certificação PMI-ACP℠ Certificação PMP Comunicação Dashboards Desafios do GP Estrategia Gerencia de Projetos Gerenciamento de Projetos Gestão de Pessoas Gestão de Projetos Habilidades Habilidades Comportamentais Habilidades do Gestor de Projetos Habilidades do GP indicadores Indicadores de Desempenho KPI KPIs Lean liderança Líder Assertivo Melhores Práticas métricas Objetivos OKR performance Pessoas PMO Preparatorio PMI-ACP Processos Project Management projetos Scrum Soft Skills Stakeholders treinamento Webinars

Dicas para iniciar bem qualquer projeto

Previous thumb

Preparatorio PMI-ACP℠ Agile Certified Practitioner do PMI

Next thumb
Scroll
Sobre a Fixe

No esforço de se transformar para competir com sucesso no mundo globalizado, as organizações e os indivíduos precisam descobrir novas formas de trabalhar, mais simples e ágeis, diferentes das já aplicadas. Auxiliamos na Gestão de projetos e processos e ministramos workshops e treinamentos inovadores para a transformação e flexibilização das organizações: Métricas, KPIs e Dasboards, Gestão de Portfólio integrando Projetos e Processos, Soft Skills, Change Management, entre outros.


Contato
+351 918 226 798
+55 11 94211 8984

Artigos recentes
  • O Poder do OKR na transformação digital 1 de dezembro de 2020
  • Gestão de Benefícios em Projetos: Como Medir? 16 de novembro de 2020
  • Masterclass: As quatro posturas do Líder e o Impacto na comunicação 7 de novembro de 2020
  • ROADMAP Estratégico da Inovação 16 de setembro de 2020

A FIXETraining recolhe e processa os seus dados, conforme a nossa Política de Privacidade e de Cookies, para prestar os nossos serviços e permitir o funcionamento adequado do site. Leia a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Todos os direitos reservados. ©Copyright 2019.