Blog

Dicas Scrum: Como fazer Daily Stand-up Meeting efetivamente

A Stand up Meeting é uma reunião de vital importância dentro do Agile, pois é um fator fundamental para o sucesso na entrega do produto e na comunicação entre o time. Veja algumas dicas para sua realização de forma efetiva e evitar que ela se torne uma grande perda de tempo.

As Daily Stand-up Meeting desempenham um papel importante no sucesso dos Projetos  Scrum. O Jitendra Gosain indica  algumas sugestões úteis:

Disciplina do processo

Ensine a sua equipe as formas básicas de utilizar o tempo durante estas reuniões. Então certifique-se de:

• Devem ter time-box.

• O ScrumMaster deve facilitar reuniões diárias em horários regulares.Não alterar a hora do encontro se você pode evitá-lo. Scrum exige disciplina.

• Cada membro da equipe deve participar desta reunião. Em algumas organizações, membros especialistas seniors às vezes hesitam em participar. O ScrumMaster deve orientá-los sobre a importância da sua participação e da ajuda que podem fornecer para a equipe.

• Não atualizar o backlog de sprint durante esta reunião.

Os membros da equipe:

• Devem ser ouvintes ativos para saber como a equipe está indo como um todo, e para que eles possam ajudar uns aos outros a resolverem impedimentos.

• Assegurar que cada membro da equipe permanece presente até o fim da reunião. Às vezes os membros querem sair depois de atualizar seu próprio plano de trabalho, mas o propósito da reunião é entender o quão bem nós estamos fazendo para atingir as metas da sprint.

Divulgação de status da Sprint

Além de respeitar os processos básicos descritos acima, existem hábitos mais sutis para manter durante as Stand-up Meetings. Um deles é a discussão de quaisquer impedimentos. É fácil para alguns membros não mencionar os impedimentos – ou para se atolar em uma longa conversa de um grande grupo de impedimentos que são relevantes para apenas alguns poucos membros da equipe.

Aqui estão algumas idéias para evitar estes problemas:

• Lembre-se que a chamada Stand-up Meeting não é uma reunião de status. O ScrumMaster precisa prestar atenção para ter certeza de que não vai nessa direção. Os membros da equipe devem saber o trabalho em progresso e quaisquer obstáculos, sejam eles individuais ou por equipe como um todo.

• O ScrumMaster deve listar todos os impedimentos que a equipe tem e ajudar a resolvê-los em tempo hábil.

• Qualquer discussão técnica deve ser realizada após esta reunião, apenas os membros relevantes precisam participar das discussões técnicas.

• O ScrumMaster terá que prestar especial atenção às novas equipes Scrum, para ajudá-los a seguir os mais eficazes processos nas stand-up meetings.

Impedimentos nas equipes novas

 Scrum não é fácil. Exige empenho de cada membro da equipe, e os novos membros nem sempre tem esta cultura de trabalho. A seguir alguns dos impedimentos mais comuns enfrentados por novas equipes Scrum:

• Falta de conhecimento do processo: Novas equipes Scrum precisam de coaching e treinamento sobre o processo Scrum para que eles possam efetivamente utilizar a Stand-up Meeting para a sua finalidade. No entanto, o processo parece óbvio por agora para o ScrumMaster, ele precisa oferecer este treinamento e conhecimento do processo para novas equipes.

• Ocultar detalhes do trabalho: É importante que cada membro da equipe seja transparente em seu trabalho. Os membros precisam divulgar quaisquer questões que possam ser resolvidas em tempo, sem afetar o compromisso da equipe inteira para a sprint. O ScrumMaster pode ajudar aqui, particularmente na esfera de ser transparente para o cliente e estimular o tipo de envolvimento do cliente que levará ao sucesso. A Stand-up Meeting não é apenas para responder às mesmas três perguntas a cada dia, é um fórum ideal para discutir eventuais lacunas no compromisso da equipe e compreensão dos requisitos.

Comparações com o processo Waterfall

Novas equipes, quase invariavelmente, tentam relacionar o processo Scrum com o Waterfall. Isto, no entanto, é algo que deve ser evitado. É importante seguir Scrum totalmente e corretamente, e é tarefa do ScrumMaster para se certificar que sua equipe sabe como fazer isso.

Não é só a cultura de equipe diferente em Scrum, mas a forma como a equipe trabalha com o cliente normalmente é diferente também. Esta é outra área para o ScrumMaster  se concentrar, uma vez que trabalhar com o cliente é fundamental em projetos Scrum.

Para ler a matéria completa acesse aqui 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima