Blog

Se comunicar é fácil, nós é que complicamos

A Comunicação Interna tem muito mais a ver com Delegar Funções, Liderança, Planejamento, Assertividade, Endomarketing, Integração de áreas do que meramente o formato ou meio em que a informação circula.

Por Jaime Jimenez

É curioso analisar que mesmo com todos os investimentos que as empresas vêm realizando em Tecnologia, Processos, Treinamentos e Assessorias, ainda parte delas se depara e esbarra em aspectos “humanos” como a Falta de Comunicação.

Em praticamente todas as pesquisas realizadas pelas empresas internamente, constata-se que a Falta de Comunicação entre áreas, ou pessoas, continua sendo, disparado, o maior índice de desmotivação e um dos fatores que mais compromete a execução das atividades. E isso está diretamente ligado ao grau de interesse das pessoas ou perfil da Liderança.

Tudo que uma empresa pode realizar para melhorar seu desempenho, pode ser facilmente monitorado, dimensionado, controlado e planejado. Porém, para gerar o envolvimento das pessoas, o processo não é tão linear. Isso demanda outras atividades considerando que para a Comunicação Interna ser eficaz, é preciso aceitar a natureza individualista, política, prática e até mesmo, a boa vontade das pessoas.

Pela nossa experiência, não há o que falar sobre Comunicação Interna, sem falar em formalização de processos ou boas práticas. Podemos rodar o mundo falando deste tema e da importância das pessoas “se sensibilizarem”, “se envolverem”, “se comprometerem”, mas vamos sempre cair no mesmo ponto, Formalização de Processos de Comunicação, e aí sim…como conseqüência acaba existindo o comprometimento e participação das pessoas para este assunto. A maior meta é que as pessoas entendam o impacto prático e funcional de fazer, ou não.

Em tudo aquilo que não somos envolvidos, não nos sentimos comprometidos.
Isso é fato!! Sem dúvida seria muito mais “bonito” se todos tivessem “consciência do seu papel”, “que uma empresa é como o corpo humano onde todos os membros precisam estar em sinergia,….bla, bla, bla,…..”, mas sejamos francos, em 1º lugar não é assim que se dá na prática e em 2º, seria confiar pura e exclusivamente em fatores não controláveis e como consequência, arriscar demais a execução dos projetos ou o ambiente da organização.

Comunicação Interna, antes de qualquer coisa, é uma atividade essencialmente Humana que depende de pessoas com interesses – podendo ser políticos, de integração, informação ou mesmo de poder e como tal, depende de direcionamento.

Em tese, mecanismos como MSN, Correio Interno, Jornais, Revistas, E-mail, Intranet, murais, cartazes, quadros, etc, existem para facilitar, porém em alguns casos os mesmos são usados como forma de “delegar problemas” ou mesmo “passar o bastão” e mesmo assim, não garante o comprometimento de ninguém.

Saul Bekin, o autor do conceito Endomarketing, afirma que “atualmente as empresas gerenciam muito mais ações do que interações”. Esse é o pulo do gato!! Não há o que falar, em Comunicação Interna, se a mesma está restrita a meios eletrônicos ou gráficos. O que deveria ser um apoio se torna a essência e não deveria ser assim.

Nas empresas onde este assunto não é mais um fator de stress ou de cobrança, passa naturalmente pelo estabelecimento de métodos de trabalho compartilhados que criem não apenas rotinas, mas também formalizações do andamento (fóruns, work shops, grupos de melhoria ou de comunicação) e elucidem as demandas pontuais, de informação, prazo e teor garantindo dessa forma a receptividade e envolvimento dos demais.

Quando este tema for pauta nas suas reuniões:

• Considere o quanto se planeja ou se prevê o envolvimento físico e pessoal das áreas.
• Considere com que frequência se acompanha a melhoria, os ruídos, as lacunas ou processos que travam o andamento das atividades.

• Considere também se estamos falando em um “salvador da pátria” para gerenciar tudo isso ou se estamos realmente criando equipes multidisciplinares que cumpram seu papel de multiplicadores internos.

Não apenas na intenção, mas no próprio cronograma do projeto ou das atividades.

Dá mais trabalho? Dá.

Toma mais tempo? Toma.

Mas faça a conta de quanto tempo perde-se ou quais são os impactos para a empresa e para os clientes com a falta desse envolvimento ou participação.

Por isso que Comunicação Interna tem muito mais a ver com Delegar Funções, Liderança, Planejamento, Assertividade, Endomarketing, Integração de áreas do que meramente o formato ou meio em que a informação circula.

“O sucesso não é alcançado por meio de uma estratégia brilhante. É alcançado por meio de uma brilhante execução da estratégia. Na verdade, a execução da estratégia é mais importante que a estratégia em si.” Norton e Kaplan.

Analisando friamente esse cenário, você vai se deparar com a falta de Comunicação como pano de fundo o que pode ser traduzido como a falta de envolvimento das pessoas.

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima