Blog

O Gerente de Projeto Certificado PMP, ganha mais mesmo?

Uma das habilidades mais cobiçadas hoje em dia é a de gerente de projeto. Na opinião do especialista, além de atestar a capacidade em gerenciamento de projetos, a certificação PMP® representa status profissional e diferencial de mercado, uma vez que empresas e órgãos cada vez mais solicitam profissionais certificados.

IT Careers – Convergência Digital

:: Por Fabio Medeiros     :: 09/07/2009

No mundo globalizado de hoje, pessoas talentosas não param em um só lugar. As pessoas de talento têm procurado tanto ambientes em que suas habilidades têm a devida recompensa, seja monetária, como benefícios intangíveis, tais como o ambiente de trabalho, potencial da empresa, oportunidades de  crescimento pessoal e avanço na carreira. Uma das habilidades mais cobiçadas hoje em dia é a de gerente de projeto. Principalmente com as novas ferramentas de Business Process Management (BPM) & Business intelligence (BI) onde os projetos são o foco estratégico das empresas e não mais somente os projetos operacionais como os de construção e implantação. O gerente de projeto tem cada vez mais expandido sua atuação para todas as camadas das empresas e em todos os setores.

A Gestão de Projetos foi inicianda no Brasil na prática de engenharia de mineração, e mais recentemente no mundo de TI e construção, e hoje em dia áreas como Financeira, Farmacêutica, Comunicações e outras são cada vez mais ligadas a projetos.

Na década de 80 foi instituída pelo PMI® a certificação PMP®. Uma certificação que credencia profissionais de Gerência de Projetos nas práticas consolidadas no PMBOK® Guide.

Certificado PMP®

Além de atestar a capacidade em gerenciamento de projetos, a certificação também representa status profissional e diferencial de mercado, uma vez que muitas empresas e órgãos têm solicitado profissionais certificados.

Na maioria das vezes ficamos entretidos com a idéia que PMPs, imediatamente após sua certificação são agraciados de um salário melhor (que os não certificados). Não vejo muito desta prática nas empresas, mas a verdade é que poucas empresas têm essa política. Nas maiorias das empresas que tem políticas dessa natureza são as que têm um de plano de carreira bem estabelecido e estruturado, são grandes empresas e com um histórico de sucesso. E assim pode-se dizer que sim, existe uma diferença de salário (dentro da mesma empresa) de PMP e não PMP’s. Mas não é uma regra generalizada para todas as empresas

O que pode acontecer é que as pessoas percebendo que seu valor não foi reconhecido descobrem que existem lugares onde isso é verdade. Se considerarmos que as melhores vagas no mercado de trabalho, indubitavelmente são ocupadas por PMP’s (PMP prefered!) podemos dizer que estas também têm os melhores níveis salariais.

Isso não é uma fábula. Uma pesquisa divulgada pela revista Certification Magazine indicou que Gerentes de Projetos e possuidores da credencial PMP estão entre aqueles que recebem os salários mais altos da área de TI. A revista ouviu 35.573 profissionais de TI de 197 países e descobriu que a média salarial dos profissionais de gerenciamento de projetos está entre os mais altos de todas as áreas de TI. Segundo a publicação, os que possuem a credencial PMP receberam os mais altos salários entre todos os profissionais de TI possuidores de certificação profissional.

Assim, se tomarmos a mobilidade dos talentos dentro do mercado de trabalho, não vai demorar que os PMP’s,  com raras exceções, irão manter-se nas melhores posições com as melhores chances de encontrarem bons ambientes de trabalho, com remunerações mais elevadas.

Isso, sem nenhuma reserva, posso dizer é uma questão de tempo, pois nós estamos falando de uma habilidade, que uma vez comprovada (e mantida, atualizada como deve ser a Certificação PMP) tem uma vida longa, diferente de outras habilidades voláteis, mas também importantes como linguagens de programação ou conhecimentos  relacionados a tecnologias. Um projeto será sempre projeto, algumas variações se aplicam, mas não vão ter sua aplicabilidade limitada como já aconteceu com linguagens de programação (ex. COBOL, CLIPPER).

Mas “A pergunta” é: O PMP ganha mais?  A resposta simples depois de toda essa elaboração é estrondoso “SIM”. Se não agora, daqui a pouco e muito pouco!

Tem mais um detalhe: cada vez mais os PMP’s são diferenciados pelo tempo que se tornaram PMP, (sou PMP há dois, cinco anos, três anos, etc.) gerando diferenças entre os PMP’s. 

 

PMI, PMP e PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

5 comentários em “O Gerente de Projeto Certificado PMP, ganha mais mesmo?”

  1. Acredito que o principal papel do gerente de projetos nas organizações hoje é estratégico. É dar suporte às decisões da empresa e traçar um caminho para os objetivos da mesma. PMP é uma certificação que atesta essa capacidade. Uma pós-graduação na área também é de grande valor. No meu caso, optei pela pós-graduação em gestão de projetos, para ter mais certeza do que quero para minha carreira. Tomei a decisão certa, em breve assumirei novas responsabilidades na empresa que trabalho, onde terei a oportunidade de utilizar técnicas de gerenciamento de projetos e processos. PMP está em meu cronograma para 2012, acho que com ele conseguirei mais destaque na área. Quanto à questão de salários, minha opinião é bastante otimista: sim, há diferença. Contudo, às vezes, é necessário olhar o mercado quando a empresa atual não tem um plano de carreira estruturado.

    Sucesso à todos.
    Sds.

    JJ

  2. Olá Maria Angélica!
    Estava procurando no google o tema MBA x PMP e encontrei o site de vocês. Sou coordenador de projetos e atualmente estou cursando o preparatório para PMP na projectlab. Lendo o post Certificação PMP – Metodologia e disciplina, me deparei com algo que me deixa com muito medo… a possibilidade de não passar na primeira vez no exame PMP! Adorei o post e adorei a escrita final do post. Parabéns a todos vocês.

    1. Olá Fernando,
      Não passar na prova é um risco que deve ser pensado!!
      As ações para o risco não acontecer é estudar muito, ser comprometido, fazer simulados, gerar confiança através do conhecimento adquirido.

      Sucesso sempre!!

      Abraços!

  3. Olá Boa Tarde!!

    Estou fazendo um trabalho da Faculdade e meu assunto que é sobre a certificação do PMI, e nele gostaria de ressaltar a remuneração de um profissional com certificação em PMP,encontrei varios valores mas qual é a base realmente no valor de um Profissional com a certificação em PMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima