Blog

A ausência de responsabilidade

Através de uma conhecida história anônima que conta com inteligência e humor a ausência de responsabilidade, o autor aprofunda no assunto e convida a refletir sobre suas conseqüências no âmbito do trabalho e no pessoal.

Foi necessário realizar um trabalho urgente, de vital importância para a comunidade:

 

Todos tinham certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM, ao contrário, não tinha coragem de fazer porque, até agora, NINGUÉM nunca o tinha feito.

 

Quando ALGUÉM soube de tanta inoperância, ficou magoado porque, conforme seu critério, a responsabilidade de fazê-lo correspondia a TODOS. O resultado foi que TODOS acreditavam que o faria QUALQUER UM e NINGUÉM percebeu de que ALGUÉM o faria.

 

ALGUÉM reclamou a TODOS. Na realidade, NINGUÉM deixaria passar o tempo sem se comprometer a trabalhar em algo que seria sem dúvidas benefício de TODOS.

    

Esta conhecida história anônima, tão velha como o homem, conta com inteligência e humor à ausência de responsabilidade, tão freqüente em nossas relações diárias.

 

Quando falta responsabilidade nas condutas, pode existir participação, mas não compromisso efetivo. A resposta eficiente envolve, fala de sujeitos conscientes de suas ações, de efetivos servidores.

 

Pelo contrário, a irresponsabilidade aumenta a desconfiança, o medo e a sensação de abandono.

 

A responsabilidade significa uma forma de perceber, valorar e atuar em todo momento. Conforma uma elevação de consciência, de valorar o princípio de solidariedade em todas as interações sociais.

 

A responsabilidade é uma proposta madura de toda a sociedade. Onde NINGUÉM não existe, e ALGUÉM, TODOS e QUALQUER UM são elementos essenciais de uma rede de serviço e de construção.

 

Todos os integrantes de uma equipe de excelência devem aprender a se envolver com responsabilidade.

 

Texto do Livro: o Espírito do Leão de Enrique Mariscal

 

Livro que, por meio de inúmeros contos, reflete sobre o poder na selva dos negócios. Seu rugido alertará quem aspira a deixar uma inconfundível marca de excelência. É um convite a imaginar e agir com mais garra.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima