Blog

Oportunidades da Crise para o Gerenciamento de Projetos

Os países da América Latina reagem à crise com a mesma solução: mais projetos. Que bom para os Gerentes de Projeto, não é mesmo?

Na edição de Março/09 da PM Network®, publicação do Project Management Institute (PMI)®, seção “View Points – Inside Latin América”, Roberto Toledo, PMP apresenta interessantes considerações sobre os impactos da crise financeira mundial nos países da América Latina.

A leitura desse artigo é animadora, por incrível que pareça, para o ambiente de Projetos. Apesar de os números projetarem uma queda significativa no PIB da região, os governos de diversos países apresentam uma interessante tendência, pelo anúncio de importantes investimentos em projetos de infraestrutura.

Brasil e México, por exemplo, anunciam fortes investimentos em infraestrutura, com foco em óleo, gás, tratamento e distribuição de água, aeroportos, rodovias e portos.

Os projetos de infraestrutura mostram-se como uma poderosa iniciativa contra o aumento do desemprego e a ausência de investimentos estrangeiros.

Para os gerentes de projeto na América Latina, evidencia-se uma grande oportunidade a partir desses grandes investimentos. Apesar de que, considerando que trabalhamos em uma economia global, os investimentos na América Latina são muito menores que aqueles planejados por outros gigantes emergentes como China, Rússia e Golfo Pérsico.

A demanda global pode criar uma grande busca por recursos humanos bem preparados.
Como o mercado ainda está muito carente desses profissionais, gerentes de projeto podem enfrentar uma luta severa contra a concorrência.

O gerenciamento de tais projetos, grandes e complexos, requer o uso de metodologia e ferramentas robustas, bem como, um profundo entendimento das práticas e padrões de gerenciamento de projetos.

Os gerentes de projeto mais bem preparados serão os que terão as melhores chances de firmar o contrato mais adequado. Eles também precisam de um bom olho para distinguir quais são as reais oportunidades.

Existem boas e diversas oportunidades, mesmo em tempos de crise. Os Gerentes de Projeto só têm de saber onde procurar.

PM Network e PMI são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário em “Oportunidades da Crise para o Gerenciamento de Projetos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima