Blog

Certificação PMP – Preparação e conquista com muitas lições aprendidas

Uma nova experiência na certificação. Vc acha que é moleza?. Estas dicas importantíssimas ajudarão vc a se conscientizar da importância e seriedade da preparação para a certificação.

Nesta entrevista, David Mello da Petrobras, nos conta sua experiência e aprendizado. Suas lições aprendidas serão, com toda certeza, de grande valor para os interessados em se certificar. Agradecemos seu importante aporte para a comunidade de Gerenciamento de Projetos.

 

 

1 – Conte-nos sobre seu histórico profissional.

 

Concluí o curso de graduação em Análise de Sistemas na faculdade e atualmente estou em fase de conslusão do MBA em Administração e Finanças na FGV, aqui no Rio de Janeiro. Iniciei em 1996 minha carreira em TI, como estagiário em uma Indústria têxtil. Dentro da área de TI trabalhei com suporte, administração de redes e administração de banco de dados SQL Server e Oracle. Fiz a certificação MCSE em Windows 2000 da Microsoft e trabalhei como instrutor em treinamentos preparatórios para esta certificação. Mais tarde me certifiquei em Oracle também. Fui contratado por uma empresa de São Paulo, para trabalhar com sistemas de e-learning, onde após um período como consultor, comecei a atuar como Gerente de Projetos de implantação de sistemas de e-learning. Fui então contratado pela IBM, para trabalhar com clientes mundiais e após um período trabalhando com projetos de sistemas de e-larning, passei a trabalhar com sistemas de BI, BPM e Data Warehouse. Atualmente trabalho como Gerente de Projetos de BI/BPM na Petrobras. Comecei o processo de certificação em Maio de 2008. Fiz a prova pela primeira vez em Outubro do mesmo ano, mas sem conseguir aprovação. Em Fevereiro de 2009, a segunda tentativa e aí então consegui a certificação PMP®.

 

 

2 – Porque a exigência da certificação na área de TI é muito forte?


A área de TI evoluiu de forma astronômica nos últimos anos e esta evolução não parece ter fim, pelo menos por enquanto. Cada vez mais as empresas percebem, que a TI pode lhes fornecer sistemas que agilizem suas tarefas diárias ou permitam transformar as atividades do dia a dia em informações úteis para tomadas de decisão. Desta forma, há projeto para praticamente tudo em TI: migração de hardware, implementação de novos sistemas, atualização de sistemas existentes, integração de sistemas, otimização de performance, utilização de boas práticas nos serviços de TI e muito mais. Cada projeto exige controle de tempo, custos, qualidade, RH, aquisições, comunicação, etc …… ou seja, é um terreno fértil para disseminação das boas práticas de Gerenciamento de Projetos e por isso a certificação PMP® tem sido tão requisitada em TI e ainda há muito espaço para crescimento.

 

 

3 – Como foi sua preparação para a prova?


Na primeira tentativa, em Outubro de 2008, tenho consciência que minha preparação não foi ideal, tanto que o resultado demonstra isso. Eu havia coletado muito material e perdi um pouco do foco, tentando ler diversos livros e fazendo diversos simulados diferentes. Na segunda tentativa, mantive o foco em usar apenas o PMBOK® Guide e o livro da Rita Mulcahy, com o simulado Fastrack que o acompanha. Este simulado tem 1400 questões e não há nada melhor no mercado. Mas não pensei em decorar as questões. O objetivo do simulado é fixar o conhecimento adquirido na leitura do Guia PMBOK® e do livro da Rita. Passei dos meses apenas com estes materiais. Lia um capítulo do livro da Rita e do Guia PMBOK® por dia e fazia os simulados. Não adianta ficar 5 horas estudando sem fixar o conhecimento. Uma ou duas horas bem aproveitadas valem muito mais. Nestes dois meses (Janeiro e Fevereiro de 2009), fiquei sem vida social. Estudava todos os dias e nos finais de semana. Tenho 2 filhos, um do primeiro casamento e outro do segundo casamento. Tive que me desdobrar para ser pai, profissional, namorado e estudante…..Tentava controlar meus horários, de forma que pudesse fazer todas as coisas. Foi difícil. Mas valeu a pena!

 

 

4 – Fez algum curso de preparação para a certificação?


Fiz um curso na ProjectLab no Rio de Janeiro.

 

 

5 – Qual foi a influencia nos tópicos da prova, o fato de ter experiência em gerenciamento de projetos?

A experiência em gerenciamento de projetos conta muito nos tópicos sobre escopo, comunicação, RH e riscos. Pelo menos foi onde eu achei a maior influência. Cronograma e custos, variam muito de projeto para projeto, de empresa para empresa e no exame o foco é mais no mercado americano. A teoria pesa mais nestas questões, que a experiência prática do profissional.

 

6 – Quais áreas de conhecimento, técnicas e ferramentas são as mais importantes no seu dia-a-dia?

RH e Comunicação, sem dúvida. Um Gerente de Projetos faz isso o tempo todo, controla pessoas e se comunica com elas. Custos é sempre um cuidado a parte e eu como Gerente de Projetos, tento me esforçar ao máximo, para reduzí-los ou mantê-los controlados. Uso bastante EAP e diagrama de rede nos meus projetos, além da técnica de Valor Agregado, para controlar tempo e custos também. Depois da preparação para o exame, passei a usar as técnicas de análise de risco também.

 

7 – A certificação teve alguma influencia no seu trabalho atual?


Sim. A preparação para a certificação me ajudou a desempenhar minhas atividades com muito mais qualidade. A preparação para o exame não deve ser considerada como algo maçante ou apenas “decoreba” para passar em uma prova. Eu aproveitei a preparação para aumentar o meu conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos e aplicar os conhecimentos nos projetos que gerencio. A certificação agora mostra que tenho conhecimento para gerenciar um projeto de forma profissional e com eficiência.

 

 

8 – Como considera que foi a experiência da prova? Como gerenciou o tempo de execução?

Respondi as 200 questões do exame em 2 horas e meia. Se tinha dúvida, não ficava perdendo muito tempo, apenas marcava a questão e seguia para a próxima. Depois deste tempo, parei para tomar água, respirar, esticar as pernas e voltei para rever as questões com dúvida, que eram cerca de 50. Aproveitei para rever algumas outras questões, pois passei por todas as 200 novamente. Terminei faltando cerca de 15 minutos para o término, das 4 horas de prova.

 

 

9 – Quais são suas dicas para os que estão no caminho da certificação? O que devem fazer e o que não devem fazer?


A primeira dica é não tentar usar todo tipo de material e simulado que se acha na internet, em listas de discussão, etc….uma breve pesquisa na internet e o candidato verá que a grande parte das pessoas aprovadas no exame, focaram em alguns poucos materiais, livros ou simulados. Eu mesmo coletei diversos materiais….muitos simulados eram do exame de certificação baseado no Guia PMBOK® versão 2 (do ano 2000). Outros materiais continham erros ou eram confusos. Escolha o melhor material e tente usar apenas ele.

 

 

10 – Quais foram as lições aprendidas desta experiência?


Foram muitas as lições. A primeira que é preciso ter foco para conquistar algo. É preciso concentrar esforços naquela atividade que se deseja executar. São muitas as distrações no mundo de hoje. Força de vontade é primordial. Aprendi também a usar as técnicas de Gerenciamento de Projetos na minha vida:


Gerenciamento de Comunicações – comunicar a familiares e amigos que você está estudando para um exame importante e difícil.

Gerenciamento de Custos – custo do exame, custo do material de estudo, etc…
Gerenciamento de Tempo – montei um cronograma de estudo para o exame e tentei seguí-lo fielmente.
Gerenciamento de Risco – avaliei a possibilidade não ser aprovado na segunda tentativa e os riscos envolvidos com isso.

Gerenciamento de Escopo – controlei o ímpeto de tentar não estudar mais do que o conteúdo necessário para a prova. Cada vez que lia um tópico, tinha a vontade de procurar material auxiliar e me aprofundar no assunto. Se tivesse feito isso, teria perdido o foco e provavelmente levaria muito mais tempo na preparação.

Gerenciamento da Qualidade – não adianta ficar estudando 5 horas, se você não está assimilando o conteúdo. Mais vale 1 hora de estudo bem aproveitada.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

6 comentários em “Certificação PMP – Preparação e conquista com muitas lições aprendidas”

  1. Caro colega,

    Hoje (29), foi a minha primeira prova PMI, para minha surpresa, nao tive o desempenho ideal, ou seja, nao passei. Com sua experiencia, o que vc recomenda com relação o tempo ideal para realizar outra prova. Acredito que o sentimento de quem não passa é o pior possível alguns tem vontade de fazer outra prova quase que imediato outros preferem um tempo mais logo. O que vc recomenda?

    1. Prezado Erivaldo,

      Considero que você precisa buscar a causa raíz do seu problema. Desde aqui nisso não posso ajudar, mas o material que foi publicado no blog sobre essa situação, através de comentários e experiências de outras pessoas, pode ajudar. Procure a categoria “Certificação PMP” e encontrará relatos de outras pessas que passaram a experiencia na primeira e na segunda vez.
      Após a leitura recomendada sugiro analisar e descobrir a causa raíz na sua situação. Descobrindo isso, poderá definir as ações corretivas e fazer um novo planejamento para a segunda vez. Você tem um ano para refazer a prova.
      A minha recomendação é: descobrir primeiro se, não estudou corretamente, faltou dedicação, ou tempo, ou ainda não tem a experiencia suficiente, e depois definir como vai corrigir isso para a segunda vez. Procure também, um post registrado em novembro de 2008 sob o título “quero ser PMP ….. auxílio!!, nele dou dicas de como se preparar e como preparar a sua família e amigos para tudo dar certo.

      Espero ter ajudado. Não duvide me contatar novamente se precisar.

      Obrigada pelo compartilhamento da experiencia!

      Muito sucesso sempre!!

      Grande abraço!

  2. eu estudo na escola centor pedagogico cecilia meireles tenho 14 anos e estou no 9 ano,estamos fazendo um progeto sobre mercado de trabalho i adorei u seu site.Gostaria de algumas dicas.
    Obrigado.
    bj.

  3. Olá Alexsandro,

    É assim mesmo, o risco existe é se você não segue nossos conselhos pode acontecer. O PMP Credential Handbook, que vc pode encontrar no site do PMI (www.pmi.org) define:

    Você tem o período de elegibilidade de um ano para fazer e passar a prova. Durante esse período de elegibilidade, pode fazer a prova até 3 vezes, porque candidatos não sempre passam a prova na primeira tentativa. Meda seu tempo cuidadosamente para ter suficiente tempo durante o período de elegibilidade para refazer a prova, se necessário.

    Caso seja reprovado as três vezes dentro do período de elegibilidade de um ano, você deverá esperar um ano contado desde a data da última prova para refazer a prova PMP, porque se considera que você não tem suficiente experiência para ter a certificação PMP. Mas pode fazer em qualquer momento a prova CAPM.

    As taxas para a segunda e terceira prova são: para membros do PMI U$ 150,00 e para não membros U$ 300,00.

    Sugiro a leitura do post “Quero ser PMP… auxílio!!!”, como outros deste blog e nos peça ajuda no que precisar para passar a prova na primeira vez.

    Muita sorte!!

    Abraços

  4. Alexsandro Brum

    Não passar na primeira tentativa, é algo novo nas entrevistas que li a respeito de certificação.
    Afinal, como foi dito, não previa gerenciar este risco, até pq. o otimismo e confiança me afastava esta idéia.

    Sem dúvida é algo que precisamos considerar, e principalmente no gerenciamento de custo, prever qual é o preço para a segunda tentativa.

    Vc’s tem esta informação ?

    Um abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima