fbpx
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
  • OKR
  • Agenda
  • Depoimentos
  • Blog
  • Webinars
  • Download
  • Sobre
O gerente de projetos precisa ser líder?

O gerente de projetos precisa ser líder?

  • Posted by Redação FIXE
  • On 14 de fevereiro de 2009
  • 3 Comments
  • Desafios do GP, Habilidades do GP, Líder, liderança

O conhecimento das melhores práticas e as ferramentas e técnicas não é suficiente para um ótimo desenvolvimento do gerenciamento de projetos.  

 

Como especifica o PMBOK® Guide 4ta. Edição no item 1.6 da página 13, “Muitas das ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos são específicas do gerenciamento de projetos. No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas, não é suficiente para um gerenciamento eficaz.”.

 

Também define que, “O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto.” Mas como atingir esses objetivos?, por isso diz…

“Além de todas as habilidades da área específica e de todas as proficiências ou competências …. o gerenciamento eficaz requer que o gerente tenha outras características”, e entre elas define as características de personalidade e liderança.

 

Ou seja, o que significa esse algo a mais que precisa desenvolver?  O que precisa ser para conseguir os objetivos? O que significa ser líder?

 

A palavra Líder vem do inglês “lead” e significa guia. Líder é aquele que tem a visão do caminho certo a ser seguido e a capacidade de conduzir os liderados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos da equipe. Um bom líder não faz, faz fazer.

 

O que você gerente de projetos deve ser e deve desenvolver para ser um líder?. Aqui algumas sugestões:

 

1-      Ter visão. Saber orientar sua equipe, indicando o rumo a ser seguido: onde chegar e como chegar, tendo a visão clara da missão, estratégias, objetivos e dos valores básicos.

 

2-      Dar o exemplo. Só é verdadeiramente líder quem segue à frente dando o exemplo: “As palavras comovem, os exemplos arrastam”.

 

3-      Acreditar com determinação. Não basta ter a visão. É necessário acreditar com muita determinação que vai conseguir os objetivos,  inclusive sabendo aprender com os erros.

 

4-       Agir, sabendo fazer-fazer. O bom líder não faz, faz fazer.

 

5-    Ter habilidade interpessoal e competência emocional. Saber reconhecer e administrar as próprias emoções. Conhecer e sentir empatia em cada liderado, sabendo lidar com eles.

 

6-      Ter comunicação clara. Verificar sempre como ela chega ao destinatário.

 

7-       Buscar motivar e envolver os liderados.

 

8-      Tomar Decisões. Saber tomar a decisão certa na hora certa, evitando os extremos, a indecisão e o excesso de ansiedade.

 

9-       Administrar o tempo. Saber administrar o tempo e as prioridades.

 

10-   Saber inovar. Estimular e valorizar a criatividade dos liderados.

 

11-  Trabalhar em equipe. Ser próximo, acessível, decidir em conjunto sempre que possível, buscar a união de todos e, para isso, administrar os conflitos. Buscar aparecer pelos resultados e não pela vaidade e poder.

 

12-   Prática construtiva do feedback. Saber dar e receber feedback, conseguindo ouvir e processar.

 

Muitos gerentes de projetos têm estas características e qualidades de líder inatas. Se você não é líder ainda, deverá se desenvolver como tal. Precisa ler bibliografia específica, estudar, fazer cursos complementares, se preparar de alguma forma para ser e praticar muito.  

 

Para saber se vc é líder, faça a pergunta: Meu gerenciamento de projetos é eficaz? As respostas dirão se já se desenvolveu como líder. 

 

 

 

11086 Visualizações totais 8 Visualizações Hoje

Comentários via Facebook

comentários

 

3 Comentários

Cláudio Costa
  • fev 14 2009
  • Responder
O PMBOK afirma que "compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas, não é suficiente para um gerenciamento eficaz.”. Um gerente de projetos deve ser também um líder. Além das habilidades pessoais e técnicas de gerenciamento, é fundamental o conhecimento do assunto referente ao projeto. Exemplo, em um projeto de engenharia, o gerente de projeto tem que ter conhecimento técnico do assunto, caso contrário como ele poderá ser líder e indicar a direção a ser seguida pela equipe que executará o projeto?
Maria Angélica
  • fev 15 2009
  • Responder
Sua pergunta aponta a um tema muito polemico com diversidade de posições. Sem entrar em nenhum tipo de polemica, eu coloco exclusivamente a minha opinião. Desde meu ponto de vista depende.... sim, depende das características específicas do projeto, da complexidade e da experiência do próprio GP. Se pensamos em um projeto pequeno de qualquer área, e definimos um GP com muita experiência para gerenciar, será um jogo de crianças para ele, e com certeza não precisará de nenhuma especialização técnica. Se pensamos em projetos de grande porte, com milhares de pessoas envolvidas, você precisa de um GP com muita experiência e com forte conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Por exemplo, vamos pensar no projeto dos Jogos Olímpicos, ou Jogos Panamericanos, qual seria o perfil técnico que o Gerente de Projeto deve ter?.. ao meu entender nenhum, mas deve ser um GP de tirar o chapéu com um forte perfil de líder, porque deverá integrar muitas áreas diferentes. Eis aqui que a liderança é necessária. Em este tipo de projeto o GP não consegue estar em todas partes, deverá se cercar de técnicos competentes e idôneos para cada especialidade, como também de GPs com conhecimentos técnicos em alguma área específica. Outro exemplo são os projetos de Responsabilidade Social da ONU, qual o perfil técnico de um GP? Não posso desconsiderar também aqueles projetos que realmente precisam de um profissional técnico. Acredito que devem existir projetos com essa necessidade específica, como indicou no seu exemplo. Mas não considero que seja regra geral para qualquer projeto. Agora vamos analisar o que acontece no mercado. Vemos diariamente anúncios solicitando profissionais com habilidades em Gerenciamento de Projetos, ou seja certificados PMP. Sejam engenheiros, químicos, desenvolvedores de software com conhecimento de RUP, JAVA, analistas, etc. Mas a minha pergunta é, quem determina o perfil do GP que querem contratar? Será que terá uma dupla função? Realmente não sei, penso que depende da cultura da empresa, da estrutura organizacional, da estratégia. Cada caso deverá ser analisado especificamente. Abraços
André Godoi
  • fev 22 2010
  • Responder
Assim como num carro, uma pessoa precisa estar no comando, em projetos, uma pessoa tem que ter a responsabilidade final. Aquela pessoa a quem todos procuram. Sem uma pessoa no comando, o foco se perde. André Godoi - PMO.

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Pesquisar
Próximos Eventos
  • Workshop OKR Agile20 Reflect

    LATAM – Como Potenciar la Agilidad Organizacional con OKR

    981 0

  • Workshop OKR Agile20 Reflect

    Workshop: Como Potencializar a Agilidade Organizacional com OKR

    938 0

Banner - E-Books Gratuitos PMI

Webinar Gratuitos PMI Fixe

FIXE Consulting & Training
Tweets de @FixeConsulting
Arquivos
Tags
Agile Agile Project Management Alta performance Assertividade BPM BPMO Capacitação carreira Certificação PMI-ACP℠ Certificação PMP Comunicação Dashboards Desafios do GP Estrategia Gerencia de Projetos Gerenciamento de Projetos Gestão de Pessoas Gestão de Projetos Habilidades Habilidades Comportamentais Habilidades do Gestor de Projetos Habilidades do GP indicadores Indicadores de Desempenho KPI KPIs Lean liderança Líder Assertivo Melhores Práticas métricas Objetivos OKR performance Pessoas PMO Preparatorio PMI-ACP Processos Project Management projetos Scrum Soft Skills Stakeholders treinamento Webinars

Lições Aprendidas - Valiosas Informações

Previous thumb

Certificação PMP - Uma nova experiência no processo de certificação

Next thumb
Scroll
Sobre a Fixe

No esforço de se transformar para competir com sucesso no mundo globalizado, as organizações e os indivíduos precisam descobrir novas formas de trabalhar, mais simples e ágeis, diferentes das já aplicadas. Auxiliamos na Gestão de projetos e processos e ministramos workshops e treinamentos inovadores para a transformação e flexibilização das organizações: Métricas, KPIs e Dasboards, Gestão de Portfólio integrando Projetos e Processos, Soft Skills, Change Management, entre outros.


Contato
+351 918 226 798
+55 11 94211 8984

Artigos recentes
  • Porque dizer “Não” é mais fácil com OKR 26 de janeiro de 2021
  • Workshop: Como Potencializar a Agilidade Organizacional com OKR 21 de janeiro de 2021
  • LATAM – Como Potenciar la Agilidad Organizacional con OKR 21 de janeiro de 2021
  • O Poder do OKR na transformação digital 1 de dezembro de 2020

A FIXETraining recolhe e processa os seus dados, conforme a nossa Política de Privacidade e de Cookies, para prestar os nossos serviços e permitir o funcionamento adequado do site. Leia a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Todos os direitos reservados. ©Copyright 2019.