Blog

Para que consultar os envolvidos?

Segundo as melhores práticas de gerenciamento, buscar opiniões, envolver os interessados, reunir-se com os envolvidos, faz-se necessário desde o início do projeto. Mas, quem são eles? Que benefícios trazem? Como evitar discordâncias? De que maneira influenciam para o sucesso ou não do projeto?

É de suma importância conhecer os envolvidos que são na verdade os interessados direta ou indiretamente no projeto. Tanto podem ser aqueles que apóiam a realização do projeto, como podem ser os que desaprovam, os que estão comprometidos ou os que não têm interesse em comum.

Considerar as influências que eles podem exercer sobre os objetivos do projeto é gerenciar prováveis riscos. Para isso, faz-se necessário primeiramente mapeá-los logo no início do projeto.

Ao longo do ciclo de vida do projeto deverão ser observadas as mudanças e suas conseqüências em relação às expectativas dos interessados, buscando alcançá-las. Manter uma boa comunicação é imprescindível para proporcionar maior entendimento e possibilitar ajustes de possíveis discordâncias.

Também chamados de “stakeholders”, quando interessados positivamente, trazem muitos benefícios para o sucesso do projeto, que poderão ser financeiros, técnicos e comportamentais.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima