Blog

Como integrar seus projetos e obter melhores resultados

Como integrar seus projetos e obter melhores resultados

Todo projeto possui natureza integradora Veja neste artigo como integrar seus projetos e obter melhores resultados garantindo todas as conexões internas que precisam existir em todo os projeto para que ele dê certo e gere os resultados esperados.

Para que o produto ou serviço esperado pelos stakeholders seja produzido de forma eficiente, os processos e atividades da gestão do projeto precisam ser coordenados para que tudo aconteça como planejado. Essas são as integrações internas. Mas não é só isso, o projeto precisa estar também em harmonia com o ambiente que o rodeia e onde o produto deverá funcionar ou acontecer para gerar um resultado. Essas são as integrações externas ao projeto.

Como integrar seus projetos e obter melhores resultados

A integração entre as áreas de conhecimento é uma integração interna ao projeto e garante que todas as áreas de conhecimento estejam perfeitamente conectadas para produzirem um escopo que cumpra com o objetivo do projeto e produza os resultados esperados. O objetivo principal é fazer com que todos os recursos humanos e materiais, estejam integrados entre si e seus respectivos custos integrados às tarefas, constituindo um cronograma e um orçamento exequíveis e aceitos por todos. A qualidade precisa ser coerente com os recursos disponíveis e em equilíbrio com as expectativas dos stakeholders. Os riscos precisam estar compreendidos por todos e serem compatíveis com o perfil de risco dos interessados. A comunicação deve produzir o nível adequado de informação que mantenha o conforto e segurança entre os interessados, auxiliando nas conexões externas ao projeto.

Integração entre os processos de gerenciamento de projetos

Como descrevi em meu post Gerenciamento da Integração. Coordenando todos os processos da gestão de projetos, a área de conhecimento Integração do Guia PMBOK® possui os processos que promovem a integração entre os demais processos de gerenciamento de projetos. Eles funcionam como um fio condutor desde a iniciação até o encerramento. Na iniciação, o projeto é aprovado pelo processo Desenvolver o Termo de Abertura que integra o processo Identificar as Partes Interessadas. O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto organiza todos os outros 23 processos de planejamento de todas as áreas de conhecimento. O processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do projeto organiza os 8 processos de execução e o processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto, coordena os 11 processos de controle. Finalmente o processo Encerrar o Projeto ou Fase finaliza formalmente o projeto. Mas dois processos, executados durante todo o ciclo de vida, são fundamentais para a integração. São eles o processo Realizar o controle integrado de mudanças, que garante que as alterações aprovadas sejam comunicadas, produzidas e documentadas adequadamente, e o processo Gerenciar o Conhecimento do Projeto, que formaliza as lições aprendidas.

Como conseguir essas integrações?

Para que as conexões aconteçam as partes que compõe o projeto precisam ser visíveis. É muito fácil de se perder e permitir que as inconsistências aconteçam e coloquem em risco o sucesso do projeto utilizando os velhos planos e documentos extensos, que além de não serem práticos tornam impossível a detecção dessas falhas.

Quer descobrir um método fácil, prático e descomplicado de gerenciar projetos que além de facilitar a integração colabora com o sucesso dos seus projetos?

Então conheça o PM Mind Map®. O modelo visual que promove a gestão descomplicada de projetos.

Como integrar seus projetos e obter melhores resultados

Com ele você se livra da burocracia e alcança sucesso em sua carreira devido aos constantes bons resultados que você terá com seus projetos.

Integrações Internas

A integração entre as áreas de conhecimento e entre os processos completam as integrações internas ao projeto. Como falei no início desse artigo, o projeto precisa estar em harmonia também com o ambiente externo. Mas isso é assunto para a próxima publicação. Não deixe de acompanhar.

 

Como você tem cuidado da integração nos seus projetos? Seu plano de projeto permite a visualização dessas conexões?

Contribua com seu comentário para ampliarmos a discussão sobre esse assunto.

Bons Projetos!

Paulo Mei (www.paulomei.com.br)

 

 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima