Blog

Dicas sobre como diferenciar seu CV no meio da multidão

Perfil Profissional

Por Eneida Xavier

O que é um currículo diferenciado?

O que as empresas pedem na pré-seleção dos currículos?

Qual é o correto direcionamento do candidato para o perfil solicitado?

Como o candidato mostra mais valor para a empresa?

Como conseguirá passar entre todos os candidatos para chegar à entrevista?

As ofertas de emprego são escassas e muito específicas atualmente. Quem está procurando oferta de emprego, tem que elaborar seu currículo de acordo com a sua experiência profissional e apresentar uma candidatura (via e-mail) que evidencie seu interesse, destacando-se dos demais candidatos.

O candidato deve chamar a atenção à empresa que está selecionando sobre o que verdadeiramente quer, descrevendo de maneira objetiva no e-mail o qual irá encaminhar seu currículo.

A candidatura deve estar direcionada para a área que está sendo oferecida. O profissional é mais privilegiado quando sabe a quem endereçar seu currículo.

No corpo do e-mail deve constar o motivo da escolha desta função, quais benefícios sua contribuição irá trazer à empresa, se há disponibilidade imediata para que o contratante possa lhe solicitar uma entrevista. O texto escrito no e-mail, portanto é muito importante para que os recrutadores tenham curiosidade de abrir o currículo do candidato.

É necessário pesquisar sobre a empresa a qual se está concorrendo à vaga. Assim o candidato saberá se seu perfil se encaixa aos valores, ao modo de trabalho, aos produtos oferecidos pela empresa. Isto demonstrará real interesse na vaga e em fazer parte desta empresa.

Aqueles que procuram emprego tem que ter uma excelente rede de contatos, pois através das redes sociais poderá sinalizar sua disponibilidade, seus objetivos, bem como trocar informações relevantes sobre a vaga que procura e até mesmo obter retorno de headhunters.

O que deve conter seu currículo?

O candidato deverá descrever quais formas utilizará para entregar valor à empresa. Enfatizar quais resultados e benefícios, ele gerou para outras organizações.

Os recrutadores comparam datas de início e fim para verificar o que foi realizado, quanto tempo o profissional ficou parado e se utilizou este período para fazer cursos, por exemplo, o que fará deste candidato, uma pessoa proativa. Também é observado se tem perfil de realizar muitas atividades e funções.

O candidato deve incluir sua trajetória profissional mesmo que o currículo fique mais extenso, demonstrando sua experiência.

O índice de desemprego é grande, porém deve-se candidatar para o perfil indicado, de acordo com sua especialidade. Assim, obterá maior retorno para entrevistas.

Às vezes a área geográfica dificulta a seleção, fazendo com que a empresa pense na indisponibilidade ou na dificuldade de locomoção. Por isso, é importante saber a localização da empresa e para onde a vaga está sendo oferecida.

Se existe uma área saturada, é preciso vislumbrar outras oportunidades, que possam valorizar sua formação. Inscrever-se em outras funções que possam aproveitar suas competências. Contudo, deverá explicar no currículo quais vantagens o candidato poderá oferecer através de sua atuação em outra área.

Não apresentar o texto do currículo na primeira pessoa.

Identificar os pontos fortes, mencionar os pontos chaves que levaram o profissional a atingir sua ascensão profissional.

Ter atenção ao citar competências que devem ser verdadeiras, não criando expectativas, e posteriormente não conseguir demonstrá-las na entrevista.

Lucros devem ser evidenciados, isto irá ressaltar sua candidatura. Todavia, deverá conter além do financeiro, ações que contribuíram para estes resultados.

Poderão ser citados os desafios enfrentados, como foram superados e o que foi alcançado.

Como cartão de visita do percurso profissional, o currículo, deve ser bem elaborado, bem escrito, e não deve contar detalhes de afastamento do mercado, como por exemplo, acompanhamento de cônjuge cujo trabalho foi remanejado. Poderá citar simplesmente por motivos familiares e destacar a capacidade de abraçar as atividades que são oferecidas.

Candidatos que concorrem com competências superiores a funções inferiores, devem ter ciência de valores menores a receber. E podem demonstrar interesse em crescer novamente com a empresa.

Candidatos mais velhos têm vantagens, devido sua experiência maior de mercado. Porém, nem todas as empresas aceitarão, dependerá da vaga oferecida, mas certamente a forma como será dirigida a candidatura, bem como o conteúdo apresentado do currículo, será um diferencial na conquista de uma nova posição de trabalho.

A procura de emprego deverá ser assumida como um emprego em si, contemplando planejamento, atividades para serem realizadas e uma meta a ser alcançada: a vaga.

Mais dicas podem ser conferidas no WEBINAR FIXE: “Como diferenciar seu cv no meio da multidão?”

Sobre o Autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima