Blog

O Triângulo Ágil de Restrições

FIXE Ágil

Por Eneida Xavier 

O equívoco comum com pessoas não familiarizadas com ágil é que não há estrutura, controles, planos e gerenciamento de restrições de projetos ágeis; Pelo contrário, as pessoas que passaram do que consideram uma abordagem de “cascata” a uma abordagem “ágil” para gerenciar projetos acham exatamente o oposto. Em um projeto ágil, assim como em um projeto de cascata, você ainda gerencia o projeto com base nas três restrições de escopo, custo e cronograma.

Uma diferença importante entre a mentalidade ágil e a gestão de projetos tradicionais é o “Triângulo Ágil Invertido” de restrições.

Esta inversão do triângulo tradicional significa que as equipes ágeis permitem que o escopo varie de maneira dentro dos parâmetros fixos de custo, orçamento e tempo. Em outras palavras, pretendemos oferecer o máximo de valor possível conforme um prazo e orçamento pré-estabelecidos. No entanto vamos começar, com uma visão de alto nível do produto final, não podemos definir a frente o quanto vamos ser capazes de fazer. Surgirá próximo a data-alvo.

No “Triângulo Tradicional” estão escopo, programação e custo para entregar qualidade.

O “Triângulo Ágil” focaliza no valor, na qualidade e nas restrições.
Valor – o valor do seu projeto deve ser medido pelas partes interessadas e o que eles esperam.
Qualidade – A parte de qualidade do triângulo significa que você pode entregar um produto confiável, adaptando-se às necessidades do cliente.

Restrições – Aqui, os três elementos do Triângulo Tradicional aparecem – escopo do projeto, cronograma e custo.

O Triângulo Ágil eleva o papel crítico da qualidade, que considera – hoje e amanhã. A qualidade “Hoje” aborda a iteração ou liberação atual de um produto. Ele mede a confiabilidade do produto – “Funciona corretamente?” Se um produto funciona de forma confiável, ele fornece valor ao cliente na forma de recursos implementados. Os produtos que não são confiáveis, que dão respostas incorretas ou falham periodicamente falharão em entregar o valor atual.

A segunda dimensão é a qualidade futura – “O produto pode continuar a oferecer valor no futuro?” A capacidade de entregar no futuro testa a capacidade de responder às mudanças do negócio, tanto antecipadas quanto imprevistas. Responder ao futuro inesperado requer adaptabilidade, e a chave para a adaptabilidade é manter a dívida técnica baixa.

A peça final do Triângulo Ágil é restrições – escopo, cronograma e custo. Não é que esses elementos não sejam importantes, mas não são os objetivos de um projeto. As restrições são críticas para o processo de entrega. Eles estabelecem limites claros dentro dos quais a equipe deve operar. No entanto, apenas um dos três pode ser primordial, e em projetos ágeis isso é normalmente o cronograma. No Framework Ágil, as equipes devem se adaptar dentro do escopo do projeto e realinhar os agendamentos de todos, mantendo-se dentro do custo do projeto para entregar o resultado final.

O Triângulo Ágil, apresentado na figura abaixo aborda os verdadeiros objetivos do projeto de geração de valor, construindo em qualidade, que acelera o processo de desenvolvimento e cria uma plataforma viável para futuras melhorias e entregas dentro das restrições (que são escopo, cronograma e custo).

FIXE-agile-triangulo

 

O Triângulo Ágil nos dá uma maneira diferente de olhar para o sucesso, uma maneira que resolve o paradoxo da adaptabilidade versus conformidade ao plano.

Escopo versus valor – O escopo do projeto é importante. Ele descreve seus projetos e os define. Se você é um gerente ágil, não deve o valor fazer parte do escopo do projeto? Na verdade, o valor de seu projeto inclui o escopo em muitos níveis, não apenas definição, então pense no valor do projeto e no escopo do projeto e em como sua equipe pode se adaptar.

A gestão ágil oferece flexibilidade, mas muita flexibilidade pode perder o valor do projeto ou resultar em falha de resultado.

Cronograma Versus Restrições – Os cronogramas do projeto são regras rígidas e rápidas, mas sempre haverá mudanças. Definir restrições pode ajudar com linhas de tempo e cronogramas dentro de um projeto. O Triângulo Ágil considera a utilização de restrições para redefinir a programação.

Custo versus qualidade – O custo de um projeto realmente reflete a qualidade do projeto?

Com o Triângulo Tradicional, um bom escopo de projeto, cronograma e fatores de custo medem a qualidade de um projeto. No Triângulo Ágil, a qualidade não deve ser o fim de todo o projeto, deve sim permitir estruturas de custos flexíveis para produzir o efeito desejado e qualidade.

Usando o Triângulo Ágil

O que mantém os custos do projeto com mudanças de escopo freqüentes? A resposta está com o cliente no papel de Product Owner. A responsabilidade do Product Owner é dar prioridade ao produto e lançar backlogs e determinar o que e quando as histórias de usuários entrarão em sprints. As histórias de usuário são exigências de partes interessadas que, em conjunto, representam o escopo de solução do projeto. O backlog do produto é uma lista de todos os candidatos ao projeto de história do usuário, enquanto o backlog de lançamento representa histórias de usuários que foram selecionadas para uma versão ou fase dentro do projeto.

Trabalhando com o gerente de projeto e a equipe, o Product Owner equilibra as mudanças de escopo contra as restrições de tempo e orçamento. Se o objetivo do projeto é manter-se firme nas restrições de tempo e orçamento, o proprietário do produto deve remover as histórias de usuário de tamanho igual a partir do backlog de liberação para equilibrar as restrições. Por outro lado, se o objetivo do projeto é maximizar os requisitos das partes interessadas no projeto, então o proprietário do produto é livre para adicionar histórias de usuários adicionais para o backlog de lançamento, o que potencialmente aumentará os custos e empurrar a data go-live.

Gerenciando o triângulo de gerenciamento de projetos em um projeto ágil não é muito diferente do que você iria encontrar em um projeto de cascata, com a exceção de que o cliente no papel de Product Owner tem controle sobre o escopo da solução. O conceito ágil do Product Owner permite que o projeto retenha um senso de agilidade, ao mesmo tempo que permite a gestão de restrições de projeto.

Sobre o Autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima