Blog

Liderança Orgânica – Modelo inovador de Gestão

FIXE organização orgânica

Por Eneida Xavier

Seguindo as tendências de mercado, o PMI® incluiu em sua 6ª. Edição do PMBOK® Guide, dentre as quatro novas estruturas organizacionais, a “Estrutura Orgânica”.

E o que define uma Estrutura como Orgânica, o que a compõe, quais são seus conceitos, suas premissas, sua ótica?

Há dois tipos de organizações: “mecânicas” e “orgânicas”. As práticas administrativas e as relações com o ambiente externo é que as define como mecânicas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) e orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta).

Como as organizações de estrutura orgânica são adaptáveis conforme o ambiente, como uma metáfora elas se comportam como seres vivos, são compostas de um conjunto de células que são as pessoas, que formam os tecidos que são os grupos de trabalho. Estão inseridas no ecossistema que é o mercado, em constante mudança o que exige esforço de adaptação para sobreviver. Sendo flexíveis, podem apresentar soluções inovadoras de sobrevivência através de ações mais eficazes. Esta capacidade de adaptação é chamada Qualidade da competitividade.

Igualmente a um organismo, sua sobrevivência, relação e adaptação ao ambiente, tornou-se foco primordial. Seus objetivos e eficiência vêm depois com relação a preocupações “biológicas”, o que as afasta do modelo mecânico.

Isto colaborou para identificar diferentes necessidades, dentre as quais as necessidades das pessoas da organização, as quais trabalham mais motivadas quando satisfeitas. Desta forma surgiram os princípios do modelo orgânico. Surgiram várias teorias para compreender quais eram as necessidades das pessoas e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las.

As pessoas da organização Orgânica são vistas como seres humanos, e suas necessidades consideradas, pois influenciam diretamente no desempenho de suas atividades. O segredo da motivação das pessoas no Sistema Orgânico é o cultivo de um ambiente com autonomia, desafios, foco, onde todos possuem o mesmo nível de importância.

Os cargos e as relações interpessoais podem ser modificados para criarem condições de crescimento pessoal auxiliando as organizações a atingirem seus propósitos e objetivos.

A organização Orgânica possui sete premissas que funcionam como engrenagens alinhadas, ou seja, todas devem girar na velocidade e direção proporcional. O que move estas engrenagens é o Propósito.

São premissas da organização Orgânica:

1 – Propósito: Empresas existem para servir, por uma causa nobre, para beneficiar todas as pessoas que interagem com ela de maneira equilibrada (não há privilegiados).

2 – Estrutura: Empresas são conjuntos horizontais de times, células ou pessoas onde ninguém é mais importante do que ninguém, e todos se interagem focados no propósito.

3 – Funcionamento: Empresas funcionam como organismos vivos, são adaptáveis, imprevisíveis e o todo nunca é igual à soma das partes. É preciso nutrir o ambiente para seja saudável.

4 – Pessoas: Pessoas são “seres humanos”. Indivíduos únicos com emoções e experiências cruciais para os relacionamentos e consequente bom desempenho do organismo.

5 – Motivação: Seres humanos são naturalmente automotivados desde estejam em um ambiente de autonomia, transparência, que estimula o autoaprimoramento e movidos pela causa nobre.

6 – Crescimento: O crescimento é natural, uma consequência do reconhecimento dos clientes ao encantamento (ou superação de expectativas) gerado pela empresa.

7 – Liderança: Liderar significa ter paixão e ser exemplo. O líder é escolhido (ou aprovado) pela equipe por ser a maior referência e exemplo de doação à causa nobre da empresa.

A adoção das premissas Orgânicas é uma quebra de paradigma e deve ser feita aos poucos, junto com as pessoas, na velocidade Orgânica. Porém, é fundamental que todas as premissas Orgânicas sejam trabalhadas ao mesmo tempo para que se tenha sucesso.

Inicia-se internalizando estes princípios em seu modo de pensar e em suas atitudes, pouco a pouco. Ao começar a agir como um Líder Orgânico, automaticamente sua empresa passará a funcionar de maneira Orgânica. Não se implanta um Sistema Orgânico. As premissas são plantadas e cultivadas através das atitudes de seus líderes, os quais deverão trabalhar toda sua equipe na direção das premissas Orgânicas, gerando iniciativas onde toda equipe esteja envolvida. Assim os resultados aparecerão, ou seja, os frutos serão gerados.

Um líder Orgânico com Propósito será o motor que moverá as engrenagens (premissas). Será decisivo que o líder Orgânico cultive o Propósito, para conseguir sucesso em plantar as premissas Orgânicas em sua organização.

O Líder Orgânico irá se relacionar de forma construtiva com todos à sua volta, irá gerar ambiente engajador e desenvolverá equipes responsáveis, autônomas e com propósito.

As organizações como os seres vivos, querem evoluir e sobreviver. Para tanto precisam buscar o autoconhecimento, repensar suas crenças, reciclar seus paradigmas, ampliar seus caminhos, mudar suas premissas para conseguirem enfrentar a natureza selvagem do mercado, caso contrário, entrarão em extinção.

Para saber mais:

CARVALHO, Renan. O2 Organizações Orgânicas – um guia para revolucionar a gestão e liderar as equipes do século XXI. Blumenau: Nova Letra, 2012

www.organicas.org/o2-organizacoes-organicas/

Sobre o Autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima