Blog

Inteligência Emocional e sua relação com o sucesso dos projetos

FIXE Gestão de Projetos Inteligência Emocional

Por Eneida Xavier

A Inteligência Emocional é a nossa capacidade de identificar e controlar as nossas emoções para alcançar resultados positivos nos nossos relacionamentos. Os gerentes de projeto com alta Inteligência Emocional estão melhor equipados para lidar e resolver conflitos com os membros da equipe, fornecedores, partes interessadas e patrocinadores.

Os gerentes de projeto precisam de uma boa compreensão da Inteligência Emocional.

Ter alta Inteligência Emocional é ser capaz de:

  • Lidar com sucesso com outras pessoas
  • Gerir o eu em contextos pessoais e profissionais
  • Gerir outras pessoas
  • Entender seus sentimentos
  • Responder adequadamente aos outros

A Inteligência Emocional passou a desempenhar um papel importante dentro de práticas de gestão, como no gerenciamento ágil de projetos, que para ser bem-sucedido, depende principalmente do desempenho da equipe e de como é conduzida a gestão dos envolvidos no projeto.

Se você usa práticas ágeis em seus projetos, a certificação PMI-ACP® reconhece você como um especialista em gerenciamento de projetos ágeis, o que inclui ter conhecimento nos seguintes domínios:

  1. Princípios ágeis e mentalidade
  2. Entrega orientada pelo valor
  3. Envolvimento das partes interessadas
  4. Desempenho da equipe
  5. Planejamento Adaptativo
  6. Detecção e Resolução de Problemas
  7. Melhoria Contínua (Produto, Processo, Pessoas)

É no Terceiro domínio: “Envolvimento das partes interessadas”, onde o foco está no trabalho com os envolvidos do projeto, visando estabelecer uma visão compartilhada, colaboração e comunicação, que as habilidades interpessoais são destacadas num conjunto de ferramentas ágil, dentre as quais está a Inteligência Emocional.

O modelo organiza os diferentes aspectos da Inteligência Emocional em quatro quadrantes. Eles representam Habilidades Emocionais relacionadas do lado esquerdo a “nós mesmos” e do lado direito “aos outros”. Cada uma dessas colunas também estão divididas em duas áreas de competências: “Controlar” e “Reconhecer”.

FIXE-Inteligencia-Emocional-PMIACP

 

O Quadro acima descreve aspectos fundamentais da Inteligência Emocional:

Auto-Conhecimento, Auto-Controle, Consciência Social e Gestão de Relacionamento.

Competência pessoal

· Auto-Conhecimento – Fundamental para desenvolver as habilidades emocionais. Consciência emocional: Reconhecer as emoções e os seus efeitos.
Auto-avaliação: Conhecer os seus pontos fortes e limites.
Confiança: Ter auto-estima; auto confiança.

· Auto-Controle – Gerenciar os sentimentos e impulsos, adequando-se a cada situação vivida.
Controle Emocional – Controlar emoções e impulsos.
Adaptabilidade –  Adequar-se a diferentes situações e mudanças.
Foco e motivação – Determinação por melhorar sempre e atingir metas estabelecidas.

Competência social – Essas competências determinam como lidamos com relacionamentos.

· Consciência Social – Consciência de sentimentos dos outros, necessidades e preocupações.
Empatia: Entender os sentimentos e perspectivas dos outros.
Consciência Organizacional Entender emocionalmente as organizações sociais em que se encontra.

· Relacionamentos Interpessoais – Gerenciamento de Relacionamento.
Influência Compreender para influenciar.
Gerenciamento de Conflitos – Conduzir a um consenso entre partes opostas.
Coaching e Mentoring – Apoiar e desenvolver os outros gerando relação de confiança.
Liderança InspiradoraOrientar e motivar de maneira cativante e inspiradora.

Enquanto todos têm algum nível de habilidades em todos os quadrantes é geralmente mais fácil começar a melhorar a nossa Inteligência Emocional por reconhecer nossos padrões na auto-consciência. Depois disso podemos aprender a nos auto-controlarmos através da autogestão, então construir nossa consciência social e, finalmente, aprimorar nossas habilidades sociais.

Em outras palavras, primeiro precisamos reconhecer nossos próprios sentimentos. Quando compreendemos nossas emoções, podemos começar a controlá-las. Podemos então perceber que temos o poder de escolher como responder ao que estamos sentindo.
Devemos também ter em mente o quão bem podemos nos gerenciar a nós mesmos e nossas atitudes, e qual o impacto sobre aqueles que nos rodeiam, em particular se estivermos em posição de liderança.

A Inteligência Emocional explicada por Daniel Goldman:

“O humor e o comportamento dos líderes dirigem os modos e o comportamento de todos os demais. Como um líder ou gerente ágil, precisamos ser capazes de reconhecer quando as pessoas precisam de ajuda, podemos usar as habilidades sociais, como a capacidade de influenciar, inspirar, liderar e desenvolver outros, para ajudá-los a fazer o seu trabalho e colaborar uns com os outros.”

Os resultados demonstraram que a Inteligência Emocional e as competências interpessoais do gerente de projetos têm significância relevante para alcançar o sucesso na gestão de projetos. Por meio dos resultados também se pode observar que a influência da Inteligência Emocional no sucesso da gestão de projetos não é direta, mas sim mediada pelas competências interpessoais do gerente de projetos, quando estes constructos são analisados em conjunto. Estes resultados demonstram que, tanto os gerentes de projetos, como as organizações devem levar em consideração estes dois quesitos no que diz respeito à formação profissional para a atividade de gestão de projetos.

Referências

PMI – ACP Exam Prep – Second Edition – Mike Griffiths, PMI-ACP, PMP

Sobre o autor

Eneida EngelbrethEneida Xavier Engelbreth. Arquiteta. Cursou MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Consultora em Gestão de Projetos e Processos. Possui experiência como Gerente de Programa e Projetos de Tecnologia no ITAUBBA, Gerente de Projetos do PMO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Gerente de Projetos em Consultoria para o PMO do Bradesco; Gestão da qualidade e Processos no PMO do CITIBANK. Docente de pós-graduação em Gerenciamento de projetos.

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima