Blog

Palestra 14SIGP – Carreira em Gerenciamento de Projetos (Thomas Walenta)

Por Paulo Mei

Olá amigos, hoje quero trazer para vocês um resumo da principal palestra do segundo dia desse importante evento realizado pelo PMI de São Paulo entre os dias 09 e 11 de novembro de 2015.

Nesse dia o destaque foi a palestra de Thomas Walenta que falou sobre a carreira em gerenciamento de projetos.

Com mais de 40 anos de mercado, Thomas teve a carreira de gerente de projetos desenvolvida na IMB alemã. Foi presidente do Capítulo Frankfurt de 1998 a 2005 e diretor do PMI GOC de 2006 a 2008. Atua desde 2011 no Comitê de Ética do PMI e recebeu em 2012 o PMI Fellow Award como reconhecimento de sua extensa contribuição global para a profissão de gerenciamento de projetos.

Ainda no início de sua palestra Walenta afirmou que sucesso não é um acidente e exemplificou com uma frase de Pelé que diz que o sucesso é resultado de trabalho duro, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifícios e, acima de tudo, amar o que se faz. Um dos pontos principais de seu discurso fez o público refletir sobre o que se deseja da vida profissional. Aspectos como dinheiro, influência, desenvolvimento, respeito, reputação, liderança, felicidade, convívio familiar, amigos e outros foram apresentados ao público com o desafio de pensarem sobre as suas carreiras, sendo que não há resposta certa, mas sim um balanceamento de objetivo, muitas vezes conflitantes. O importante é que se tenha uma decisão consciente quando se escolhe uma carreira, como a de gerente de projetos, por exemplo. Os principais passos para esse desenvolvimento, segundo Walenta são:

  • Entender as habilidades e capacidades que já se possui e as que precisam ser desenvolvidas, tendo em mente que o aprendizado nunca acaba.
  • Esboçar um roteiro de desenvolvimento.
  • Ampliar a rede de relacionamentos (um dos aspectos mais importantes no auxílio desse desenvolvimento profissional é a busca por um mentor).
  • Construir sua reputação embasada na confiabilidade, sendo ético, agindo profissionalmente mesmo nas redes sociais, praticar a liderança servil e ser confiável.
  • Realizar atividades voluntárias doando seu trabalho para a comunidade.
  • Ir a público através de publicações, palestras etc.

Triangulo-Talentos-PMIHabilidades como liderança, técnicas de gerenciamento de projeto e compreensão dos aspectos estratégicos envolvidos nos negócios precisam ser desenvolvidas paralelamente. O PMI divulgou recentemente o Triângulo de Talentos que sintetiza essa necessidade.

É importante também perceber como essas capacidades serão demandadas em 20 ou 30 anos, lembrando que decisões básicas e execução de processos poderão ser realizados por máquinas, mas a liderança não.

Encare sua vida como um projeto e o desenvolvimento profissional fazendo parte dela. Não existe mais uma clara divisão entre vida pessoal e profissional, por isso é imprescindível amar o que faz e balancear as decisões. Segundo as considerações finais de Walenta, é um erro nortear a carreira estritamente pelo dinheiro. Segundo ele, quando gostamos do que fazemos e fazemos bem nossa atividade, o sucesso e o dinheiro virão naturalmente.

Bons Projetos!

Até breve!

Thomas Walenta 2

Sobre o Autor: 

Foto Paulo Mei - Baixa ResoluçãoPaulo Mei, MBA, PMP. Consultor, instrutor e professor em gestão de projetos e portfólios, além de membro da diretoria do PMI de São Paulo atuando no Conselho de Governança. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças, MBA pela FAAP e mestrando em Empreendedorismo pela FEA/USP. Foi responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e no exterior (projetos offshore) e pela implantação de Escritórios de Projetos para empresas de vários segmentos.

É autor dos livros Gerenciamento da Integração em Projetos (Elsevier; 2013) e PM Mind Map® – A gestão descomplicada de projetos (Brasport; 2015).

Contato: paulomei@paulomei.com.br ou contato@pmmindmap.com.br

 

Gostou?? Compartilhe!!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima