Blog

Técnicas para um Brainstorming eficaz

O Brainstorming é uma maneira especial de usar várias inteligências para solucionar um problema de forma criativa.

Você conhece como se faz um Brainstorming?

Já utilizou eficazmente?

Se não, explicamos a seguir algumas técnicas que ajudarão para o sucesso.

Como sabemos, o Brainstorming é uma das técnicas mais utilizadas, no gerenciamento de projetos, entre os membros de uma equipe para explorar, inspirar ou definir ações, soluções e opções para uma determinada situação, com criatividade e sinergia.

O Brainstorming é uma maneira especial de usar várias inteligências para solucionar um problema de forma criativa. Seus defensores sustentam que as pessoas podem conseguir soluções melhores se agirem coletivamente.

Eu sempre utilizo esta técnica e posso afirmar que os resultados foram excelentes. Mas para isso precisa explicar como funciona, verificar que todos os envolvidos a entenderam, e principalmente colocar a dose de motivação para as pessoas liberarem a criatividade e conseguir atingir o objetivo.

Eis aqui algumas técnicas que podem ajudar a garantir que o Brainstorming seja realmente eficaz:

  • Se possível, defina os objetivos do Brainstorming com antecedência para permitir as pessoas preparar suas ideias e avitar a tensão inicial da reunião.
  • Cuide para que não fique de fora qualquer pessoa que possa fazer uma valiosa contribuição para a sessão.
  • Propicie um ambiente de descontração para os envolvidos ficarem confortáveis e focados, somente assim farão suas melhores contribuições.
  • Defina regras básicas: evitar qualquer crítica de ideias, anotar todas elas, incentivar a melhoria de alguma delas, incentivar pensar fora da caixa.
  • Crie um ambiente agradável, com uma abordagem positiva e dinâmica.
  • Quando as ideias se exteriorizarem, procure padrões e elos que possam surgir entre elas.
  • Esteja preparado para induzir as discussões e fazer as pessoas voltarem às questões principais. Situações e exemplos possíveis podem ajudar para que as pessoas pensem fora da caixa.
  • Combine as medidas que seguirão ao Brainstorming: o que será feito, quem fará e quando.
  • Avalie se outras pessoas precisam ser informadas dos resultados e das medidas a serem tomadas em conseqüência do Brainstorming.
  • Encerre a sessão da tal forma que todos saiam do processo com uma ideia clara de valor e entendimento do que foi alcançado.
  • Depois da sessão de Brainstorming assinale as ideias mais promissoras, invente aperfeiçoamento para elas, defina um prazo para avaliar e decidir, defina finalmente as ideias que serão utilizadas.

O Brainstorming bem sucedido estimula os participantes a soltar todas suas ideias de um determinado assunto, em um ambiente de sugestões construtivas, sem críticas, controvérsias e acusações.

O segredo do sucesso é assegurar que as regras básicas sejam entendidas e respeitadas. O facilitador deve ser capaz de extrair contribuições, enquanto o grupo deve ter a paixão e o comprometimento de participar ativamente.

Sucesso na sua próxima reunião de Brainstorming!

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima