Blog

Prova Certificação PMP – O que não está no Guia PMBOK®

Vc sabe algo sobre matemática financeira?, não se preocupe, não precisa ser um conhecedor da matéria para passar a prova. Mas para vc saber, na prova aparecerão questões sobre custo cujos assuntos não são tratados no guia. Estas questões não serão muitas e vc não precisa memorizar fórmulas, somente entender o que esses termos significam.

Na prova aparecerão questões sobre custo cujos assuntos não são tratados no guia PMBOK® Guide. Estas questões não serão muitas e vc não precisa memorizar fórmulas, somente entender o que esses termos significam.

A maioria deles, são usados nos processos de iniciação ou prévios ao mesmo para determinar a viabilidade econômico-financeira dos projetos.

 

Vou explicar alguns conceitos básicos para um melhor entendimento.

 

A base de todos eles é o chamado Fluxo de Caixa, vc sabe o que é?. É movimento de dinheiro ao longo do tempo. O diagrama de Fluxo de Caixa é uma representação gráfica desse movimento de dinheiro, formado por uma linha horizontal e vários segmentos verticais.

Na linha horizontal está representado o tempo (anos, meses ou dias). A origem da escala de tempo (momento zero (0)) é hoje, ou a data em que se iniciam os movimentos de dinheiro representados no diagrama. O final da escala do tempo (n) é a última data em que há algum movimento de dinheiro a representar, ou a última data em que se considera relevante representar movimentos de dinheiro. O intervalo de tempo entre (0) e (n) é chamado “horizonte de planejamento”.

O horizonte de planejamento está dividido em intervalos iguais que são “períodos”, e no início e final dos períodos temos os “instantes”.

As linhas verticais são as entradas de dinheiro, representadas desde a linha do tempo para cima e as saídas de dinheiro, representadas desde a linha do tempo para baixo.

Quais são as variáveis em um fluxo de caixa?

 

PV = Valor Presente, Present Value, Capital Inicial, Principal ou Valor Atual. É o valor do capital investido ou, tomado como empréstimo, na data inicial do fluxo de caixa.

 

FV = Valor Futuro, Future Value, Capital Acumulado ou Montante. É o valor do capital em uma data futura, posterior a data inicial do fluxo de caixa.

 

n = é a vida econômica ou vida útil de um investimento ou intervalo de tempo entre a data do investimento inicial e a data final do retorno do capital. 

 

i= taxa de atratividade, é a taxa mínima de juros que convém ao investidor optar por um determinado projeto de investimento.

 

Agora posso apresentar a fórmula para calcular do Valor Futuro:

 

FV = PV (1 + i ) potencia n   è  PV =             FV             

                                                           (1 + i) potencia n

 

O que precisamos entender do explicado acima para a prova? Qual é o valor maior ou o menor em uma análise de projetos de investimento?, o PV sempre será menor que o FV. Ficou simples?

 

Métodos de Seleção de Projetos

 

No processo de decisão quanto à aprovação de um investimento ou na escolha entre várias alternativas de inversão de recursos, podem ser utilizados vários métodos de análise financeira. Além do Present Value, já explicado, os métodos de análise para decisões de investimento mais importantes são:

 

1 – Valor Presente Liquido ou Net Present Value

 

Este método compara na data em que o projeto teria seu início, todas as entradas e saídas existentes projetadas no fluxo de caixa, trazendo esses valores futuros para a data inicial, como se cada entrada ou saída do fluxo fosse um montante e quiséssemos calcular o respectivo valor atual, utilizando a taxa mínima de atratividade.

O valor encontrado poderá representar três alternativas:

 

a) Valor positivo: Significa que o valor atual das entradas descontadas (no instante zero) pela taxa mínima de atratividade é maior do que o valor atual das saídas descontadas pela mesma taxa. Neste caso a aprovação do projeto será um ganho financeiro.

 

b) Valor negativo:  Significa que o valor atual das entradas descontadas (no instante zero) pela taxa mínima de atratividade é menor do que o valor atual das saídas descontadas pela mesma taxa. Neste caso a aprovação do projeto será uma perda financeira.

 

c) Zero: Significa que o valor atual das entradas descontadas (no instante zero) pela taxa mínima de atratividade é igual do que o valor atual das saídas descontadas pela mesma taxa. Neste caso a aprovação do projeto não gerará ganho nem perda financeira.

 

Ou seja que:

 

VPL > 0 è o projeto está aprovado

VPL < 0 è o projeto é negado

VPL = 0 è desde o ponto de vista financeiro a aprovação do projeto é indiferente

 

 

2 – Taxa Interna de Retorno – TIR

 

Este método calcula a taxa que iguala o valor anual de todas as entradas de caixa ao valor atual de todas as saídas de recursos, calculados como se cada entrada ou saída fosse trazida para a data inicial do fluxo de caixa representativo de uma determinada alternativa de inversão de valores.

Conceitualmente a taxa interna de retorno significa calcular a taxa efetiva de rentabilidade do projeto. O valor encontrado dever ser comparado com a taxa mínima de atratividade (TMA), podendo resultar em três alternativas:

TIR > TMA è A rentabilidade do projeto é maior do que o mínimo estabelecido pela empresa como referencial de ganho (TMA). A aprovação de um projeto com esta característica, representa um ganho financeiro.

 

TIR < TMA è A rentabilidade do projeto é menor do que o mínimo estabelecido pela empresa como referencial de ganho (TMA). A aprovação de um projeto com esta característica, representa uma perda financeira.

 

TIR = TMA è A rentabilidade do projeto é igual a rentabilidade mínima desejada. A aprovação de um projeto com esta característica, não gerará nem ganho nem perda financeira.

 

Para a prova vc deve saber que na análise de várias alternativas de inversão de recursos, dentre todas aquelas que produzirem uma TIR maior do que a taxa mínima de atratividade, a melhor alternativa desde o ponto de vista financeiro é aquela com a TIR maior.

 

3 – Payback

 

É a quantidade de tempo que um investimento leva para pagar de volta o investimento inicial no projeto, antes de começar a acumular lucros.

Ou seja, em quanto tempo posso recuperar meu capital de investimento?

 

 

4 – Custo de Oportunidade

 

Quando vc deve fazer a escolha de um projeto ao invés de outro, vc deve analisar o custo de oportunidade. Este é o custo de fazer um projeto em lugar de outro, o qual envolve um capital e significa que o gerenciamento organizacional sente que o projeto escolhido dá a melhor chance de retorno.

 

Sunk Costs

 

Dinheiro que foi gasto em um projeto e nunca mais será recuperado. É uma boa idéia saber que os “sunk costs” nunca mais serão recuperados, então, quando alguém perguntar para vc : Vc pode recuperar os gastos já realizados neste projeto?, vc pode responder:, Não, sunk  costs são perdidos, nunca serão recuperados.

A propósito deste assunto, recordei uma matéria do meu amigo Paulo Mei, que foi publicada na newsletter do PMI São Paulo no ano passado, quem se interessar pode ler o artigo completo em http://www.pmisp.org.br/enews/edicao0805/artigo_02.asp

  

Depreciação

 

Existem dois tipos de depreciação, “em linha reta” e  “acelerada” . Em linha reta significa que vc contabiliza a mesma quantidade de depreciação a cada ano. Depreciação acelerada significa que quantidades variáveis de depreciação são contabilizadas a cada ano. No início da depreciação vc toma mais do que no final. Isto é especialmente utilizado se vc está depreciando equipamentos, os quais com freqüência ficam obsoletos mais rapidamente que as mesmas peças do equipamento.

Para a prova vc somente precisa saber o que significam. 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

2 comentários em “Prova Certificação PMP – O que não está no Guia PMBOK®”

  1. Leonardo Rebitte

    Excelente Angélica, parabéns. Realmente estas questões não estão no PMBOK ou no livro na Rita mas caem na prova de certificação PMP. Eu me lembro que foram umas 5 questões sobrre os assuntos abordados acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima