Blog

Dicas para a Certificação PMP – Fórmulas Técnica PERT

Como está sua memória? Goste ou não ..... precisará lembrar. Veja as dicas que podem ajudar no estudo e principalmente no momento da prova. Treine, treine e não desista!!!

Capítulo 6 – Tempo e Capítulo 7 – Custo

 

PERT – abreviatura de Program Evaluation and Review Technique é uma das técnicas utilizada para estimar tempos e também custos.

 

Duração ou custo estimado à PERT =   (P + 4M + O) 

                                                                    6

 onde P à Valor Pessimista; M à Mais provável; O à Valor Otimista

 

Desvio Padrão de uma atividade   à    P – O

                                                           6

 

Variação de uma atividade  à  ((P – O) / 6) ²   

                                                       

O que significa isto? Por exemplo: se temos uma atividade X cujo tempo de execução pessimista é 60 dias, o tempo otimista é 45 dias e o Mais provável 50,  nosso PERT ou tempo estimado será de 50,83 dias.

 

O Desvio Padrão será 2,50 e a variação 6,25. Ou seja que a atividade X se executará em um intervalo estimado entre 48,33 dias, (50,83 – 2,50) e 53,33 dias, (50,83 + 2,50).

 

Também pode-se dizer que o estimado será 50,83 +/- 2,50.

 

Se tivermos um sequenciamento de atividades, para saber o total estimado podemos somar os tempos estimados de cada atividade, mas não poderemos somar o Desvio Padrão de cada uma, o correto é calcular este com base nas variações de cada atividade.

Ou seja, somamos as variações de cada atividade e aplicamos a raiz quadrada, vamos obter o Desvio Padrão do conjunto das atividades.

 

Para a prova devem: saber fazer cálculos simples usando estas fórmulas, ter um entendimento que as estimativas de tempo ou custo sempre correspondem a um intervalo, saber o conceito das três estimativas de tempo ou custo por atividade, e claro!!!… treinar a memória!!!

 

Dica importante: Antes de começar a prova, escrever todas as fórmulas no papel entregue para rascunho. Se der branco na pergunta 187, a resposta estará no papel!!!. Gostou?  …. Boa sorte!!! 

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações

Categorias

_

Tags

plugins premium WordPress
Rolar para cima